Combate e prevenção da Hanseníase

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Anualmente, o Ministério da Saúde utiliza o último domingo de Janeiro como o Dia de Combate e Prevenção da Hanseníase, uma das doenças de pele mais antigas de que se tem notícia. Aqui no Brasil temos também o dia do Hanseniano, no dia 24 de janeiro e, mundialmente, o Dia do Hanseniano, no dia 26/01.

Hanseníase

O Brasil ainda está na lista de nações com elevada prevalência, com uma média superior a um caso por mil habitantes. A hanseníase, que antigamente era conhecida popularmente como lepra ou mal de Hansen, é uma doença infecciosa e que se desenvolve de maneira lenta, afetando os nervos e provocando sérios danos na pele. Hoje a doença tem cura; o tratamento é oferecido pela rede pública, mas quem é portador ainda vive situações de discriminação e preconceito, principalmente em razão da falta de informação.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros). Apesar do bacilo causador da doença infectar um grande número de pessoas, a maioria consegue se defender naturalmente e poucas adoecem realmente.

Dentre os sintomas mais frequentes estão manchas claras em qualquer área da pele, com adormecimento, mas somente o médico dermatologista pode fazer o diagnóstico correto e orientar o tratamento.