08 de abril é Dia Mundial de Combate ao Câncer: pele também merece atenção

 In Listagem

O dia 08 de Abril é marcado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa para os anos de 2014 e 2015 é de 576.580 novos casos da doença.

No Brasil, o câncer de pele é o tipo mais comum, tanto em homens quanto em mulheres.

A boa notícia é que as taxas de cura da doença são bem elevadas, principalmente quando o câncer é detectado em sua fase inicial e não se enquadra no tipo melanoma, o tipo mais grave, apesar da incidência bem mais baixa.

O câncer de pele manifesta-se normalmente a partir das pintas e manchas, por isso é indicado procurar um médico quando houver surgimento de sinais na pele, como lesões que não cicatrizam ao longo do tempo, pintas que coçam ou sangram com frequência. Porém, nem toda mancha, sinal ou pinta que surge na pele apresenta perigo, por isso o mais aconselhável ao notar mudanças no corpo é procurar um especialista. Para cuidar da pele, o melhor profissional é o médico dermatologista.

Mas você também pode fazer a sua parte!

Proteger-se da exposição aos raios solares é a principal medida de prevenção contra o câncer de pele, portanto a utilização de protetor solar é essencial. Use e abuse do filtro diariamente, mesmo em dias nublados.

cancer-de-pele-2