Protetor Solar: Qual a quantidade ideal para ser aplicada no corpo?

 In Destaques, Destaques Home

A pele é o maior órgão do corpo humano. Sua principal função é fazer a interface do organismo com o ambiente externo, por isso, é quem mais sofre com os efeitos naturais.

De todos os agentes ambientais, o sol (suas radiações) pode ter efeitos maléficos sobre a pele, se não forem tomadas medidas de proteção: câncer cutâneo, queimaduras solares e fotodermatoses são alguns exemplos.

O protetor solar tópico, que passamos sobre a pele, é considerado a medida central de fotoproteção, para suavizar os danos da radiação solar sobre a pele.

Mas, para garantir sua eficácia, vale a pena estar atento para as quantidades.

Uma boa dica, que consta no Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia é a REGRA DA COLHER DE CHÁ, que nos ajuda a lembrar a quantidade ideal de protetor solar, que deve ser generosa e bem espalhada.

Além disso, a reaplicação periódica é importante, para que o produto não deixe de agir. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a reaplicação a cada duas ou três horas, quando estiver exposto diretamente ao sol, ou após um grande tempo de imersão na água.

Confira:

REGRA DA COLHER DE CHÁ-dermatolaser