Nutricosméticos Capilares

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Cabelos mais bonitos, saudáveis e fortes, é o que prometem os famosos Nutricosméticos, as cápsulas da beleza. A maioria deles contêm vitaminas e minerais em sua composição, e se tornaram um importante complemento da rotina diária de beleza. Tão importante que uma busca no Google por “suplementos para cabelos” mostra mais de 27 milhões de resultados! Mas a ingestão de altas doses de alguns destes nutrientes realmente ajuda na saúde dos fios? Apesar de algumas evidências sugerirem que estas cápsulas melhoram a qualidade dos fios – Atenção! – Até agora não existem muitos estudos científicos que comprovem a ação de alguns dos nutrientes mais comuns encontrados nestas cápsulas, e a superdosagem de alguns deles pode até ser perigosa a saúde, além de poder piorar a condição de seus cabelos.
Conheça alguns destes micronutrientes:

VITAMINA A – A Vitamina A é muito importante para a saúde dos fios, mas a overdose pode causar defeitos no folículo piloso, perda dos fios além de outros impactos negativos na saúde.

VITAMINA D3 – A Vitamina D3 apesar dos poucos estudos clínicos, ela promete regular o crescimento dos fios. A overdose também é prejudicial a saúde.

BIOTINA – A Biotina, ou vitamina B7 é a mais popular delas, mas o mais interessante é que sua overdose é realmente excelente para fortalecer as unhas, mas não faz o mesmo por seus cabelos. Um estudo científico demonstrou que a suplementação de biotina em mulheres que não apresentavam deficiência desta vitamina não melhorava a queda capilar.

Minerais como ferro, zinco, cobre e selênio também são importantes para a saúde dos fios, mas também a superdosagem pode levar a queda e danos à saúde. Já os ácidos graxos, ômegas 3 e 6, são componentes estruturais para as membranas celulares da pele e cabelos. Sua deficiência pode levar a queda capilar e despigmentação. Recentes estudos mostram que o mais eficaz e seguro para manter cabelos saudáveis e fortes é adotar um estilo de vida mais saudável, com dieta balanceada, prática de atividades físicas, ou seja, uma vida com mais equilíbrio e saúde.