Cuide do Couro Cabeludo – Ele também é Pele!

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

O tipo mais comum de câncer é o de pele, e entre todos os tipos de câncer de pele o melanoma é o mais mortal. O topo da cabeça é vulnerável a radiação solar, pois o cabelo não fornece proteção suficiente, e é muito complicado aplicar um filtro solar nesta região.

Como a maioria das pessoas não olha regularmente o topo de suas cabeças, caso apareça um melanoma, ele pode ficar oculto por um longo período de tempo. Além disso, alguns especialistas acreditam que melanomas no couro cabeludo podem ser muito agressivos, devido à proximidade com o cérebro e a alta concentração de vasos sanguíneos na região.

O ideal seria olhar cuidadosamente a pele em busca de alterações, pelo menos uma vez ao mês. Se possível, pergunte para alguém da família ou amigo próximo para checar o couro cabeludo e a parte de traz do corpo. Também, como sugestão, peça para seu cabelereiro avisá-lo se viu algo não usual. Por último, lembre-se de marcar uma consulta com um dermatologista.

Black NR, et.al. Improving Hairdressers’ Knowledge and Self-efficacy to Detect Scalp and Neck Melanoma by Use of an Educational Video. JAMA Dermatol. 2018 Feb 1;154(2):214-216.