Dicas de Beleza na Gestação

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Durante a gravidez os cuidados com a saúde literalmente devem ser dobrados. Com as flutuações hormonais que acontecem neste glorioso estado de graça, uma montanha russa de sentimentos é experimentada, e naturalmente o corpo também sofre com as drásticas mudanças necessárias para acomodar este novo ser. A pele tende a manchar com mais facilidade, e aumentam as chances de surgirem alterações como acne, estrias e celulite. Mas antes de dar atenção ao bombardeio de opiniões da tia preferida, da professora de pilates, ou até mesmo da colega de trabalho, confira os principais ativos proibidos ou não recomendados, presentes em alguns cosméticos, e aproveite sem stress os próximos 9 meses de gestação.

É terminantemente proibido o uso de derivados da vitamina A, como o ácido retinóico, isotretinoina e retinol. Evite a hidroquinona, usada para tirar manchas, já o ácido salicílico é permitido a uma concentração de até 2%, a uréia, um excelente hidratante para o corpo, é permitida até no máximo a 3%. Procure por produtos livres de ftalatos (um componente que fornece maleabilidade aos plásticos). Importante também prestar atenção aos conservantes, os livres de parabenos e formaldeído são os mais indicados. Principalmente nos 3 primeiros meses não aplicar tinturas capilares, e caso optar pela henna, verifique se realmente é pura. Suspenda os  peelings de ácido retinóico e os que contenham o ácido salicílico, também os procedimentos anti-idade como preenchimentos e botox. Abuse do filtro solar, mas dê preferência para os filtros físicos, com dióxido de titânio e óxido de zinco.

A boa notícia é que considera-se seguro o uso de alguns tipos de laser e diversos ativos dermocosméticos como a vitamina C, nicotinamida, ácido hialurônico, peptídeos, antioxidantes, e muitos outros. Então apesar das limitações, ainda terá à disposição muitas alternativas para se manter bela e saudável. Não deixe de consultar seu médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para seu caso.