Ácidos poderosos aliados na rotina de cuidados da pele

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Procedimentos e produtos com ácidos são alguns dos mais procurados para o tratamento de manchas, espinhas e rugas. Mas, mesmo proporcionando uma série de benefícios à pele, é importante usar essas substâncias corretamente e sempre através da indicação do um dermatologista.

Os ácidos são ativos que proporcionam diversos benefícios, como a renovação da pele. A esfoliação provocada por alguns ácidos gera a eliminação das células mortas, o que previne o surgimento de cravos e espinhas. O estímulo da produção de colágeno e elastina, proporcionando um rosto mais firme e protegendo contra o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas, clareamento de manchas de melasma, solares ou de acne.

Ácidos mais utilizados:

Ácido ascórbico (vitamina C) É um dos mais potentes antioxidantes, que neutraliza os radicais livres, reforça a fotoproteção, previne envelhecimento precoce, e estimula a produção de colágeno.

Retinol: Estimula a produção de colágeno prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de aumentar a firmeza da pele, estimular a renovação celular proporcionando uma pele mais fina e com tonalidade mais uniforme.

Ácido glicólico: É um ácido capaz de promover a renovação celular ao mesmo tempo que hidrata a pele. Promove o rejuvenescimento, clareamento de manchas e redução de lesões de acne.

Ácido salicílico: Tem propriedades esfoliantes e seborreguladoras. Ajuda a diminuir o espessamento da pele, evita a contaminação de bactérias e fungos, promove renovação celular, removendo as células mortas e o excesso de oleosidade.

Ácido ferúlico: É uma substância com propriedade antioxidante e clareadora. Associado a outros antioxidantes, como a Vitamina C e a Vitamina E, estabiliza e potencializa a ação antioxidante auxiliando na prevenção da vermelhidão após a exposição ao sol, previne o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce e ajuda a uniformizar o tom da pele

Ácido hialurônico: É um componente fundamental da pele. Ele proporciona hidratação, além de melhorar o viço e suavizar rugas e linhas de expressão para um rejuvenescimento eficaz.

Ácido tranexâmico: Promove o clareamento eficaz da pele, sendo uma ótima opção para o tratamento de manchas originadas por um processo inflamatório.

Ácido kójico: Inibe a produção da melanina na pele, promovendo clareamento,uniformidade ao tom da pele e cuidado da hiperpigmentação.

Sempre use filtro solar , dependendo do ativo e da sua concentração, pois alguns ácidos podem sensibilizar a pele

MITOS E VERDADES

Não podemos usar ácidos no verão?

Mito. Existem ativos ácidos que são indicados durante o verão, como é o caso do ácido ascórbico (vitamina C), ácido hialurônico, tranexâmico e o ferúlico.

Quem tem a pele seca ou sensível deve evitar ácidos?

Verdade. Isso porque os ácidos podem causar irritação, ressecamento e vermelhidão. Por isso, quem tem a pele seca ou sensível, procure cosméticos indicados para esse tipo de pele e tenha a indicação de um dermatologista.

Ácidos só funcionam para clarear manchas na pele.

Mito. Os benefícios dos ácidos vão muito além do clareamento de manchas escuras na pele. Eles ajudam a controlar a oleosidade, auxiliam no tratamento de rugas, além de prevenir o envelhecimento precoce.

É importante reforçar, o uso de ácidos deve ser sempre indicado e prescrito por um dermatologista, somente ele é capaz de indicar a substancia correta para seu tipo e as necessidades de cada pele.