Alopecia Areata: entenda um pouco sobre a doença

A alopécia areata é uma doença que provoca uma queda de cabelo rápida, em formato de moeda , que normalmente ocorre na cabeça, mas que também pode acontecer em outras regiões do corpo que tenham pelos, como sobrancelha, barba, pernas e braços. Em casos raros, pode acontecer de a queda do cabelo ser no corpo inteiro, quando é chamada de alopécia areata universal.

A alopécia areata não tem cura e o seu tratamento depende da gravidade da queda capilar, mas normalmente é feito com injeções e pomadas que são aplicadas no couro cabeludo para estimular o crescimento de cabelo, sendo importante que o tratamento seja orientado pelo dermatologista.Principais causas .

As causas da alopécia areata são desconhecidas, porém acredita-se que seja uma situação multifatorial que pode estar relacionada com alguns fatores, como por exemplo:

Fatores genéticos; Doenças autoimunes, como vitiligo e lúpus; Estresse; Ansiedade; Alterações na tireoide.

É importante que a causa relacionada com a alopecia seja identificada, pois assim é possível iniciar o tratamento para solucionar a causa, o que pode aliviar os sintomas e favorecer o crescimento do pelo.

Na alopécia areata a queda de cabelo pode acontecer em qualquer lugar do corpo que tenha pelo, mas  é mais comum que seja verificada a queda de cabelo na cabeça. No local em que há perda de cabelo é normalmente verificada a formação de uma placa única e redonda, lisa e de pele brilhante. Apesar de ser verificado ausência de cabelo, os folículos pilosos não foram destruídos e, por isso, é possível que a situação seja revertida através do tratamento adequado. Além disso, é comum que quando o cabelo volta a crescer na região tenha cor branca, mas depois passa a ter a coloração normal, porém pode voltar a cair depois de um tempo.

A escolha do tratamento deve ser feita junto com o dermatologista de acordo com o grau de alopecia e causa relacionada, podendo ser recomendado o uso de:

infiltrações  de cortisona: podem ser a aplicadas uma vez por mês na área onde houve a queda de cabelo. Juntamente com as injeções, o paciente também pode usar cremes ou loções para aplicar na região afetada em casa;

Minoxidil tópico: loção líquida que deve ser aplicada 2x por dia na região com perda de cabelo, mas não é eficaz nos casos de perda total dos pelos;

Antralina: vendida na forma de creme ou pomada, deve ser aplicada na região afetada, podendo causar alterações na cor da pele. A concentração a ser comprada e o tempo de aplicação desse medicamento deve ser feito de acordo com orientação médica.

Casos mais graves e de perda de pelos em várias regiões do corpo podem ser tratados com o uso de medicamentos corticoides e imunossupressores, de acordo com a orientação do médico.