Alerta: A unha de gel pode ser prejudicial para nossa saúde.

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

O melanoma de unha ou melanoma subungueal é um câncer que atinge os tecidos do leito ungueal, parte abaixo das unhas das mãos e dos pés. Esse câncer é mais comum nos polegares, mas podem afetar qualquer unha, seja da mão ou do pé. 

Os sintomas incluem uma faixa de pigmentação escura que cobre a unha, fragilidade e sangramento no local afetado. O câncer é difícil de ser diagnosticado por ter características semelhantes a um hematoma ou infecção. Os médicos ainda não sabem o que causa o melanoma subungual, mas sabem que a exposição ao raio UV, como acontece na aplicação das unhas de gel, podem acelerar seu crescimento. O melanoma de unha é responsável por menos de 5% de todos os melanomas. Apesar de ser o mais fatal tipo de câncer de pele, a taxa de cura em diagnósticos precoces é de 98%.  As unhas em gel têm sido muito procuradas hoje em dia, em parte graças à sua durabilidade, praticidade e resistência a lascar. Essas vantagens se dão porque elas são aplicadas com luz UV, que são como pequenas câmaras de bronzeamento., que possuem uma associação com o câncer de pele. Mas as unhas em gel podem causar câncer?

Não há um consenso sobre o perigo dos raios UV na aplicação das unhas de gel. O risco de câncer maligno pela exposição às lâmpadas utilizadas no processo é baixo. A Skin Cancer Foundation concorda, mas recomenda a aplicação de um protetor solar UVA/UVB para as mãos 20 minutos antes delas se submeterem à luz. A frequência na utilização desse procedimento também é importante. Um estudo descobriu que as lâmpadas utilizadas para a aplicação das unhas em gel podem causar os mesmos danos causados pelo sol, caso a exposição seja de mais ou menos 11 procedimentos dentro de um prazo de dois anos. De acordo com o estudo, há a possibilidade do desenvolvimento do carcinoma espinocelular, segundo tipo de câncer de pele mais comum na população mundial. Ele é causado pela exposição crônica aos raios ultravioletas e, normalmente, aparece na região das mãos e também ao redor das unhas. Encontrar uma manicure que use um equipamento com lâmpadas de LED também pode ser uma boa ideia, já que estas lâmpadas levam apenas 30 segundos para fixar as unhas. Outro problema que pode acontecer é , quando as unhas em gel começam a descascar e descolar, a água pode se infiltrar nas unhas e isso pode abrigar bactérias e fungos. Quando o gel é removido de forma incorreta ,algumas camadas da unha provavelmente se desprendem junto, demorando até 6 meses para ser reparada. Outro problema que também acontece, a cola usada na fixação pode provocar alergia.  Dependendo da sensibilidade da pessoa e do tempo que permanecerá com a unha postiça, independentemente do material, a unha natural pode ficar amarelada ou até mesmo cair. Logo, não é recomendado utilizá-las com frequência e, sobretudo, por muitos dias seguidos.