A tatuagem não ficou legal? Saiba que é possível removê-las.

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

O procedimento de remoção de tatuagem é indicado para pessoas que desejam remover por completo tatuagens indesejadas coloridas ou pretas. O procedimento também é indicado para pessoas que desejam clarear a tatuagem para cobrir com um novo desenho.

Mas, muitas dúvidas surgem a respeito do assunto e hoje, as principais serão esclarecidas.

Uma retirada satisfatória de pigmento depende de fatores como sistema imunológico, área do corpo onde está a tatuagem, metabolismo, tipo de tinta usada entre outros.

O laser é aplicado em toda a região onde o paciente deseja remover o pigmento. As regiões que não possuem pigmento permanecerão intactas. Nas tatuagens, a tinta ultrapassa a epiderme até chegar à derme, camada mais profunda – o organismo até tenta eliminar essa tinta, mas sem sucesso, pois as partículas são muito grandes. O laser, por sua vez, atinge a tinta e provoca fragmentação dessas partículas em vários pedacinhos, facilitando a absorção do pigmento pelo próprio organismo, por isso é gradativo. 

As sessões, normalmente têm uma duração média de 5 a 20 minutos, dependendo do tamanho da tatuagem. Uma dúvida muito frequente sobre a remoção de tatuagem , é quanto ao número de sessões . Não há como prever uma quantidade exata de sessões, justamente pelos motivos mencionados acima: área do corpo, sistema imunológico do paciente, além da qualidade e profundidade do pigmento ou até mesmo a força de aplicação do tatuador.

Entretanto, apesar de ser um processo longo, a maioria dos pacientes ficam muito satisfeitos com os resultados das primeiras sessões, pois já é possível acompanhar a eliminação da tinta. É necessário intervalos entre as sessões de no mínimo 2 meses, para que o corpo tenha tempo suficiente para realizar o processo de eliminação parcial dos pigmentos. Antes disso é arriscado, pois pode gerar cicatrizes e o organismo ainda está trabalhando. Sendo assim, é importante ter paciência.

Os cuidados pós-laser também são essenciais, como a não exposição ao Sol nos primeiros dias e o uso de pomadas/cremes, que certamente serão indicados pelo profissional.

É muito importante saber que tatuagens coloridas possuem mais resistência ao laser. Então, o ideal é utilizar múltiplas tecnologias associadas na mesma sessão, isso porque um ou dois comprimentos de onda do laser não serão suficientes para a quebra de todas as cores. Além das tão procuradas remoções de tatuagem, outros processos permanentes como micropigmentação de sobrancelhas e maquiagem definitiva das pálpebras e lábios podem ser revertidos. Contudo, principalmente da região das pálpebras há a necessidade de profissionais altamente treinados , pois para que haja segurança total no procedimento, é necessário a anestesia e proteção intraocular. Todos esses cuidados são cruciais para os resultados positivos.

O laser mais utilizado e eficaz do mercado é o Q-Switched ND Yag (Laser Spectra). Mas a demanda de tecnologias como o laser de picossegundos tem crescido, devido à sua eficiência.

Para saber mais sobre remoção de tatuagem a laser, basta entrar em contato com a equipe da Dermatolaser Estética.