Os benefícios dos Suplementos e Nutracêuticos para a pele: Você sabe a diferença entre eles?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A pele é um órgão que  reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor. Também é um órgão termorregulador, atua na proteção imunológica. A pele também desempenha uma função endócrina, pois a ação da radiação ultravioleta na pele forma a vitamina D3, que estimula a absorção de cálcio e fosfato no intestino.

RELAÇÃO INTESTINO – CÉREBRO – PELE                                                                                             

A saúde do nosso intestino está diretamente ligada a saúde da nossa pele.O intestino é considerado nosso “segundo cérebro ”. Pode até parecer estranho, mas quando a flora intestinal está em desequilíbrio , o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins, que não ajudam em nada o sistema imunológico. A consequência? Um organismo vulnerável a doenças, inclusive as de pele, como dermatite atópica, acne (cravos e espinhas) e rosácea. Há perigo ainda de queda de cabelo e enfraquecimento das unhas..Então, como melhorar a condição da sua pele adotando medidas que envolvam ocuidado com o intestino? Probióticos são microrganismos vivos (e do bem!) que, quando ingeridos em quantidades adequadas, equilibram a flora intestinal e consequentemente contribuem para a saúde da pele (e de todo o corpo) Os micronutrientes são divididos em minerais e vitaminas. Minerais, ou cálcio e fósforo, que por sua vez são divididos em seções ainda menores. Outros micronutrientes são oligoelementos, como ferro, zinco, selênio e manganês, que melhoram o valor nutricional dos alimentos e afetam o desenvolvimento. As vitaminas mais importantes são aquelas que fazem parte do Grupo A, B, C, D, E, K, F, L, S

SUPLEMENTO

Produto ingerido pela boca que contenha um ingrediente nutricional , com a intenção de suplementar a alimentação. Categoria de alimentos e não medicamento.

• VITAMINAS
• MINERAIS
• ENZIMAS
• AMINOÁCIDOS
• ERVAS E OUTROS COMPONENTES BOTÂNICOS

Pela ANVISA eles são destinados a pessoas saudáveis afim de completar a alimentação NUTRACÊUTICOS

NUTRIENTE + FARMACÊUTICO

São produtos naturais com compostos bioativos que foram isolados de alimentos e que    podem ser comercializados em forma de cápsulas, barras ou pó. Nutracêuticos : Alimento ou parte do alimento que favorece beneficio medicinal , incluindo prevenção e tratamento de doenças .

MELHORAR A SAÚDE
PREVENIR O ENVELHECIMENTO

PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

AUMENTAR A EXPECTATIVA DE VIDA

Existem também nutracêuticos que contribuem para a produção de colágeno, com efeito foto protetor, redutores da hiperpigmentação, que melhoram a hidratação e qualidade da pele. São produtos, que devem ser prescritos pelo seu médico e têm as restrições caso exista alergia a algum componente da fórmula ou problemas renais ou hepáticos. Também não devem ser ingeridos em excesso para não causar hipervitaminose.

As principais indicações são:

* Queda de cabelos e unhas fracas – São indicados produtos que contenham biotina, zinco, selênio, cobre, vitaminas A e C.

* Proteção solar em doenças como melasma, lúpus ou vitiligo – São indicados nutracêuticos como o Picnogenol, derivado da casca de uma árvore (Pinus Maritima), com poderosa ação antioxidante e o Polipodium Leucotomos, derivado de uma planta muito comum na América Central, que atua diminuindo o impacto dos raios UV na pele. Além de carotenoides e flavonoides que ajudam a proteger do sol e manter o bronzeado.

* Estimulação de colágeno – São indicados os peptídeos de colágeno, além de vitamina C, selênio, silício, arginina, carotenoides e flavonoides. Hoje em dia, existem preparações comerciais que já misturam todos esses nutrientes em sachês para serem ingeridos uma ou duas vezes ao dia. Podem ser utilizadas também substâncias com ação antiglicante, que evitam a glicação que é a aderência da nossa pele às fibras de colágeno e elastina, o que produz os A.G.E (Aging Glycation End Products), e estes em excesso proporcionam a perda da elasticidade e rugas. O Resveratrol, que é derivado da uva, também é potente antioxidante, ajuda a melhorar a qualidade da pele.

* Hidratação da pele em dermatite atópica, psoríase, pele seca pós menopausa – São indicados os fosfolípides de caviar (ricos em ômega 3) e óleo de boragem (rico em ômega 6).

* Acne e Rosácea – Nessas condições é indicada a niacinamida (vitamina B3) que ajuda a controlar a produção sebácea, além do ácido fólico e zinco e cobre. Por fim, é válido ressaltar que eles são adjuvantes do tratamento dermatológico, devem ser acompanhados de outros tratamentos e/ou cuidados para otimização dos resultados, sempre acompanhados por um médico.