UNHAS FRÁGEIS: Nossa boa saúde é muitas vezes é refletida em nossas unhas.
As unhas fracas e quebradiças podem acontecer como consequência do uso diário de produtos de limpeza ou devido ao hábito de roer unha, não sendo motivo de preocupação.
No entanto quando as unhas enfraquecidas são acompanhadas por outros sinais ou sintomas, como fraqueza, dor de cabeça, cabeça ou tontura, por exemplo, pode ser indicativo de problemas de saúde, como anemia, deficiências nutricionais ou alterações hormonais, por exemplo.
Por isso, caso a pessoa possua unhas bastante frágeis, é recomendado consultar o dermatologista para que sejam feitos exames que ajudem a identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento adequado.
Algumas das possíveis causas:
Roer as unhas
O hábito de roer as unhas constantemente podem deixá-las mais frágeis, devido à ocorrência de microtraumas que facilitam a quebra.
O que fazer: Nesse caso é recomendado parar de roer as unhas, evitando assim os microtraumas. Uma das formas de evitar esse hábito é deixar as unhas sempre bem cortadas e lixadas, passar um esmalte que tenha um gosto amargo.
Uso de produtos de limpeza
O uso constante de produtos de limpeza sem que haja a proteção das mãos com luvas, pode ressecar a região e deixar as unhas mais frágeis. Além dos produtos de limpeza, o uso de acetona para remover o esmalte das unhas também pode favorecer o aparecimento de manchas e deixar as unhas mais frágeis.
O que fazer: Caso seja necessário usar produtos de limpeza, é recomendado que seja colocada uma luva, evitando assim o contato das mãos e das unhas com o produto. No caso da remoção do esmalte, é recomendado que seja utilizado removedor de esmalte que não tenha acetona, pois assim é possível evitar dano às unhas.
Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas
Deficiências nutricionais também podem resultar em unhas fracas, principalmente se houver pouco consumo de alimentos ricos em ferro, vitamina D, zinco, selênio e vitamina B, que pode ser encontrada em carnes e ovos, por exemplo, e é responsável por manter pele, cabelo e unhas saudáveis.
O que fazer: É importante consultar o nutricionista para que seja identificada a deficiência nutricional e, assim, ser indicado um plano alimentar de acordo com a necessidade nutricional da pessoa e ajudando a fortalecer as unhas.
Anemia
A anemia é umas das principais causas de unhas fracas, isso porque na anemia há diminuição da quantidade de hemoglobina circulante, o que faz com que a quantidade de oxigênio transportada para os tecidos também diminua.
Dessa forma, como consequência da quantidade de oxigênio circulante, há não só enfraquecimento das unhas, mas também cansaço excessivo, fraqueza e falta de disposição.
O que fazer: Caso a anemia seja confirmada por meio de exames de sangue, é importante que seja identificada a causa da anemia, pois assim o médico poderá indicar o tratamento mais eficaz, ajudando a reduzir todos os sintomas relacionados com a anemia, incluindo as unhas fracas.
Alterações na tireoide
Algumas alterações na tireoide também pode deixar as unhas mais fracas e quebradiças. No caso do hipotireoidismo, é verificada diminuição do metabolismo e diminuição do transporte de nutrientes paro o corpo, tornando as unhas mais frágeis.
Já no caso do hipertireoidismo, há aumento na produção de hormônios tireoidianos, o que estimula o crescimento das unhas, porém são bastante frágeis.
O que fazer: Nesse caso é importante que o tratamento seja feito de acordo a recomendação do endocrinologista, que poderá indicar a reposição dos hormônios tireoidianos no caso do hipotireoidismo, ou uso de remédios que regulam a produção dos hormônios tireoidianos no caso do hipertireoidismo.
Doenças dermatológicas
Algumas doenças dermatológicas, principalmente quando causadas por fungos, podem deixar as unhas fracas e quebradiças, além de alterar seu aspecto, deixando escamosa. Nesses casos é importante ir ao dermatologista para que seja feito o diagnóstico e possa ser tratada a doença.
O que fazer: Caso seja verificado que a alteração na unha é devido à presença de fungos, é importante que o tratamento seja feito de acordo com a recomendação do dermatologista, sendo normalmente indicado o uso de pomadas ou cremes antifúngicos
* Se você tiver alguma dúvida, sempre é importante consultar um dermatologista. Lembre-se que ele é o profissional mais indicado para tratar a saúde das unhas,
pele e cabelos.
Gostou do conteúdo? Então fique ligado, toda semana tem um conteúdo novo por aqui!