O que causa cicatriz de acne? Qual o melhor tratamento? Descubra tudo sobre o assunto!

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Espremer e apertar cravos e espinhas normalmente faz com que nossos dedos levem mais bactérias para a região que já está inflamada. Como resultado, o problema se agrava, muitas vezes resultando em uma cicatriz de acne difícil de remover.

Mas não é apenas o ato de “cutucar” as espinhas que faz com que se formem cicatrizes na pele, e o problema vai muito além disso.

A cicatriz que vem da acne normalmente não some sozinha, e deve ser tratada para serem amenizadas.

Em acnes grau 4, por exemplo, as marcas são mais difíceis de desaparecer mesmo com a intervenção médica e é necessário realizar sempre um tratamento preventivo para que a cicatriz se forme mais suave.

O que causa cicatriz de acne?

Embora cutucar e espremer as acnes piorem as inflamações e aumentem as chances de cicatrizes, nem sempre esse é o causador do problema. Como a acne é uma inflamação, em alguns casos ela acaba acontecendo em camadas da pele mais fundas e outras vezes mais superficiais.

Quando a inflamação acontece superficialmente, o organismo consegue liberar o líquido, ou seja, o pus, com mais facilidade, fazendo com que a inflamação dure poucos dias e suma gradativamente.

Já quando essa inflamação acontece na camada mais funda da pele, o corpo não consegue liberar o pus com tanta facilidade durante a inflamação.
Como esse líquido é rico em enzimas que protegem o organismo da inflamação, as células saudáveis que estão na região acabam sendo afetadas por ele e sofrendo lesões, fazendo com que ela se regenere, dando origem às marcas e cicatriz de acne.

Como evitar a cicatriz de acne?

Confira algumas dicas práticas e simples para evitar as tão temidas cicatrizes deixadas pela acne, entenda também os cuidados básicos para diminuir o surgimento, continue lendo.

1. Reduza a inflamação local

Como vimos, quanto menor a inflamação, menores as chances de desenvolver cicatriz e marcas na pele. Porém, é importante usar produtos específicos para acne e não para pele oleosa e acneica, já que esfoliantes e ácidos que removem a oleosidade podem ser agressivos para essa situação, deixando a pele ainda mais inflamada.

2. Não cutuque

Apesar de cutucar as espinhas não ser o único causador das cicatrizes, quanto mais você mexer na lesão, mais bactérias estará levando para dentro da pele. Consequentemente, maior ficará a inflamação e mais intensa será a cicatriz.
Caso a acne lhe incomode, você pode passar uma base adequada para o seu tipo de pele e lembrar-se de remover a maquiagem com demaquilante no final do dia para evitar que o problema se agrave.

Porém, o mais indicado é aplicar produtos que ajudem a tratar a acne, e evitar ao máximo bases e pós que podem entupir ainda mais os poros e aumentar o problema.

3. Nunca remova as casquinhas

Sempre que o processo inflamatório começa a diminuir, a pele forma o que chamamos popularmente de “casquinha”, uma proteção natural que evita que mais bactérias entrem na lesão.

Quando essa proteção é removida, as chances de mais bactérias alcançarem as camadas mais fundas da região aumentam, fazendo com que a inflamação volte e se agrave novamente.

4. Use protetor solar

Embora muitas pessoas acreditem que o sol seca as espinhas, os raios solares, na verdade, aumentam as chances de cicatrizes causadas por acnes, fazendo com que elas fiquem ainda mais escuras do que o restante da pele.

Pensando nisso, use sempre um protetor solar indicado para o seu tipo de pele, especialmente se você estiver com alguma acne inflamada no rosto. Nesses casos você pode optar por protetores solares com cor, que ajudam a minimizar a aparência da acne e ainda protegê-la contra os danos do sol.

Qual o melhor tratamento?

Existem dezenas de tratamentos que podem ser feitos para diminuir as cicatrizes de acne, e o mais indicado é procurar ajuda de um especialista antes de optar por qualquer um deles.

Isso porque não existe um melhor tratamento, o que existe são tratamentos que oferecem melhores resultados para cada caso em específico.
Atualmente os tratamentos mais usados para tratar acnes e espinhas são:

Laser

O laser também é um tratamento que tem feito bastante sucesso entre quem deseja remover cicatriz de acne, já que tem se mostrado bastante eficiente.
Com o laser as fibras de colágeno sofrem uma alteração e aumentam, deixando o aspecto da pele melhor e diminuindo a cicatriz.

Laser V-beam: Um dye laser pulsado usado para remover cicatrizes avermelhadas e para aplanar cicatrizes elevadas .

Laser de CO2: que realiza uma dermoabrasão controlada da superfície cutânea. Pelo fato de ser emitido de forma fracionada, as áreas que não foram atingidas colaboram na recuperação, fazendo com que dessa forma necessite menos tempo para uma recuperação.

Microagulhamento Robótico Bulge: 
Essa é a técnica mais nova e revolucionária.

Consiste na aplicação de 1 aparelho com microagulhas para estimular o colágeno gerando uniformização dessa pele já tratada anteriormente com o fechamento dos “buracos”, com a grande vantagem de podermos aplicar em qualquer tipo de pele.

Dermoabrasão

Trata-se de um “lixamento” da pele para correção de alterações da sua superfície, como cicatrizes ou asperezas. O procedimento é feito com o uso de aparelhos dermoabrasores – pequenas lixadeiras de alta rotação. A dermoabrasão demanda anestesia e pode ser realizada no consultório.

Peeling Químico

Outro tratamento bastante comum para remover a cicatriz de acne é o peeling com ácido, no qual o profissional aplica substâncias ácidas na pele com objetivo de suavizar as cicatrizes deprimidas e dar a pele um aspecto mais homogêneo. Isso é útil para aplainar as cicatrizes mais superficiais.
Com isso, é indicado somente para quem já não conta com mais nenhum tipo de acne no rosto para evitar ter que refazer o procedimento mais vezes.

Preenchimentos

O preenchimento cutâneo é usado para cicatrizes de acne, mas também para sulcos, olheiras e rugas e pode envolver ou não aplicação de anestesia. É aplicada uma injeção com substâncias dérmicas por baixo da pele, na região a ser tratada. As substâncias suspendem a superfície da pele e reduzem o relevo. Os preenchimentos costumam ser á base de géis de ácido hialurônico.

Quer saber mais sobre os tratamentos para as cicatrizes de acne? Clique no botão de WhatsApp e saiba mais sobre o assunto!