Micose nos pés: Saiba tudo sobre a doença.

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A micose de pele é uma doença causada pela presença de fungos na pele, que gera coceira, vermelhidão e descamação e pode atingir qualquer região do corpo, sendo mais frequente no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção.

A Tinea Pedis ou frieira, também chamada de pé de atleta, é uma das micoses mais comuns. Nesse quadro, os fungos se espalham entre os dedos, provocando bolhas de água, coceira, descamação e rachaduras na pele.

Ela é a dermatofitose mais comum, pois o suor do pé resulta em acúmulo de umidade nas áreas aquecidas entre os dedos do pé, permitindo o crescimento de fungos. A infecção pode se propagar de uma pessoa para outra, nos banheiros e duchas públicos ou em outras áreas úmidas, onde as pessoas infectadas andam descalças.

As pessoas que usam sapatos apertados também correm o risco de contrair essa infecção. A infecção é geralmente causada pelo fungo Trichophyton. A escamação pode envolver uma pequena área (principalmente entre os dedos do pé) ou a sola inteira do pé.

Às vezes, a escamação pode ser grave, com rupturas e rachaduras (fissuras) dolorosas da pele. Também podem formar bolhas cheias de líquido. Com o tempo, a pele da sola pode ficar mais grossa. Como o fungo pode causar rachaduras na pele, o pé de atleta pode conduzir a infecções bacterianas, sobretudo em pessoas idosas e indivíduos com fluxo sanguíneo inadequado nos pés.

Tratamento

* Medicamentos antimicóticos aplicados na pele ou, ocasionalmente, tomados por via oral
* Medidas para manter os pés secos

O tratamento mais seguro de pé de atleta é com medicamentos antimicóticos aplicados diretamente na área afetada (uso tópico). Porém, a micose normalmente tem reincidência, e as pessoas geralmente têm que tomar medicamentos antimicóticos por um longo período.

Reduzir a umidade nos pés e nos calçados também ajuda a prevenir a reincidência. É importante usar sapatos com abertura nos dedos ou sapatos com “respiro”, além de trocar as meias com frequência, principalmente durante as estações mais quentes. As pessoas devem secar bem os espaços entre os dedos do pé com a toalha após o banho. Para ajudar a manter os pés secos, as pessoas podem aplicar talcos antimicóticos.

Gostou do conteúdo? Para mais informações, sobre o assunto e tratamentos clique no botão de WhatsApp.