Herpes Zóster: Saiba tudo sobre a doença!

O herpes zóster, conhecido popularmente pelos nome cobreiro, é uma doença infecciosa provocada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que causa a catapora. É a mesma infecção, mas não é exatamente a mesma doença. O herpes zóster também não tem a ver com o herpes labial ou herpes genital são doenças completamente distintas.

Quando o herpes zóster aparece, ele costuma começar como uma erupção bem dolorosa e avermelhada, evoluindo rapidamente para as típicas vesículas (bolhas). A região torácica, abdominal e lombar são as mais acometidas. As lesões e a dor podem demorar até um mês para desaparecem completamente. Em alguns casos, a lesão do zoster deixa cicatriz.

Ao contrário da catapora, que aparece apenas uma vez na vida, o herpes zóster pode recidivar sempre que houver uma queda da imunidade. A nevralgia pós-herpética é uma complicação que se caracteriza pela permanência da dor no local acometido, mesmo depois de muito tempo da resolução da lesão. A infecção desaparece, mas a dor fica. Em alguns casos, a dor da nevralgia pós-herpética é tão intensa e contínua, que pode levar o paciente à depressão e à incapacidade.

A síndrome de Ramsey Hunt é uma paralisia facial que ocorre pelo acometimento dos nervos faciais pelo herpes zóster. Também é comum nesta síndrome a ocorrência de labirintite.

É bom reforçar que a doença herpes zóster em si não é transmissível. Ninguém desenvolve herpes zoster sem antes ter tido catapora.

A boa notícia é que uma nova vacina é a esperança para quem sofre com as dores terríveis provocadas pela doença, a nova vacina deve chegar agora com mais 97% de eficácia.

Há mais uma boa notícia: a partir de agora, o tempo de proteção também aumenta dos atuais três anos para mais de 10 anos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, visite nossas redes sociais.