O que é Nevo de Ota?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Mancha azulada, devida a melanócitos dérmicos, que acomete o globo ocular e a pele próxima a ele, localizada na região inervada pelo primeiro e segundo ramos do nervo trigêmeo, normalmente acomete um lado da face. É mais freqüente na raça amarela (orientais) do que em caucasianos e negros. É cinco vezes mais comum no sexo feminino, devido aos fatores hormonais, que podem estar ligados ao surgimento das manchas. Não é hereditária e a ocorrência familiar é rara.

A lesão pode se iniciar no primeiro ano de vida, adolescência ou vida adulta (raramente se manifesta na infância) e progride conforme a idade avança. Ao longo do tempo se torna uma mancha hipercrômica (produção exagerada de melanina) com a coloração azul ou negro azulada, mas que também pode ser parda ou mosqueada (aspecto semelhante ao mármore). Ocorrem devido a algum trauma, exposição solar ou incidente que leva ao aumento do número dos melanócitos presentes na derme média e superior. Esses melanócitos apresentam um formato mais alongado e dendrítico que os normais, com melanina livre entre a derme e a epiderme.

Esse formato não permite sua migração completa da crista neural para a epiderme durante a fase embrionária. Como consequência, os melanócitos se fixam nos ramos nervosos oculares e maxilar do nervo trigêmeo. O resultado são células mais profundas que o comum e aprisionadas entre as camadas de pele, o que explica a coloração mais escura. 

Além disso, há o aumento sensível dos melanócitos, causando a coloração parda em alguns pacientes. Mesmo com a produção em excesso de melanina, as fibras elásticas e colágenas permanecem iguais e distribuídas normalmente, assim não há mudança na textura da pele.

Como é o tratamento do Nevo Ota?

Os resultados mais expressivos no tratamento do Nevo Ota foram realizados com a laserterapia, com os lasers Spectra e Starwalker que melhor tratam essas lesões pigmentadas benignas.

Quer saber mais? Então clique no botão de WhatsApp e saiba tudo sobre o tratamento de Nevo de Ota.