Doença do Gato: Mitos e Verdades sobre a Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii.
O QUE É A DOENÇA DO GATO: TOXOPLASMOSE
A doença do gato, que recebe o nome de Toxoplasmose, ainda gera muitas dúvidas. Trata-se de uma doença infecciosa, causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Ela não é contagiosa, e na maioria dos casos é contraída via oral, comum na ingestão de carnes cruas ou mal passadas contaminadas, verduras, legumes e frutas mal lavadas, além de água contaminada.
COMO É A DOENÇA DO GATO E O QUE CAUSA DOENÇA DO GATO?
A toxoplasmose ganhou o nome da doença do gato pois os felinos são os únicos hospedeiros definitivos dos parasitas, isso é, o ciclo reprodutivo do Toxoplasma gondii se completa no intestino dos gatos infectados e eles, por sua vez, eliminam ovos (oocistos) em suas fezes. Porém, engana-se quem pensa que todos os gatos possuem a doença. Apenas uma parcela pequena, em especial aqueles que têm acesso à rua, podem acabar contraindo, ao ingerir alguma carne contaminada – como por exemplo de uma ave.
Por isso, evitar que seu amiguinho dê as famosas “voltinhas”.
DOENÇA DO GATO: SINTOMAS NO FELINO
No geral, o gato portador da toxoplasmose não apresenta sintomas, mas pode acontecer de ocasionar febre, fraqueza e até mesmo anorexia. Por isso, é importante ficar atento e, ao qualquer sinal de desconfiança, levar o seu amiguinho ao veterinário o quanto antes.
DOENÇA DO GATO EM HUMANOS: O GATO NÃO É O GRANDE CULPADO!
Infelizmente, a toxoplasmose ainda é motivo de muitos abandonos de diversos gatinhos por falta de informações corretas sobre como se pega a doença do gato (toxoplasmose).
Isso porque, apesar de ser uma “doença das fezes do gato”, eles não são os grandes transmissores do parasita! Saiba as principais causas da doença:
TOXOPLASMOSE PRINCIPAIS CAUSAS DA DOENÇA
• Ingestão de carnes cruas ou mal passadas que contêm cistos do parasita;
• Consumo de áqua não filtrada; Frutas e verduras cruas mal lavadas, que contêm o cisto;
• Manipulação de alimentos ou utensílios de cozinha contami-nados com o cisto.
• Transmissão de mãe para o feto durante a gestação;
Aliás, é muito importante lembrar que o felino não transmite continuamente o parasita. Após ser contaminado, ele eliminará em suas fezes os cistos após 5 dias ou uma semana, apenas uma vez em toda sua vida.
Entendeu agora porque os gatos não são os grandes vilões da doença do gato em pessoas? Esse é até um termo que não deveria ser usado.
SINTOMAS DA DOENÇA DO GATO EM HUMANOS
Nos humanos, a toxoplasmose também pode ser assintomática. Porém, por ser uma doença infecciosa, pode ocasionar sintomas como febre, fraqueza, dor no corpo e cabeça.
Entretanto, se a pessoa estiver com o sistema imunológico baixo, a doença pode ser agravar, atingindo o cérebro, coração, fígado, dentre outros órgãos.
Fique atento e diante de qualquer sintoma procure um médico.
DOENÇA DO GATO NA GRAVIDEZ: CONFIRA MITOS E VERDADES SOBRE A TOXOPLASMOSE
Existem alguns mitos que rondam esse assunto, principalmente a respeito da doença do gato em grávida, é assim que as pessoas associam a toxoplasmose durante a gestação.
Confira alguns mitos e verdades que trouxemos para você se informar:
A toxoplasmose só é transmitida pelos felinos: mito!
Como já dissemos, os gatos não são os principais causadores dessa doença. É muito mais provável que a pessoa se contamine ao ingerir carnes cruas ou mal passadas com o cisto, por exemplo.
Gestante pode passar a toxoplasmose para o bebê: verdade!
A transmissão pode ocorrer de mãe para o feto durante a gestação.
Mulheres devem se afastar do seu gatinho durante a gestação: mito!
Não é necessário se afastar do seu pet nesse período. Para evitar contaminação, é indicado que outro membro da família limpe sua caixinha de areia. Caso não seja possível, use luvas e pazinha para limpar as fezes do pet, além de higienizar as mãos após terminar.
A toxoplasmose é transmitida por arranhões de gato: mito!
A toxoplasmose não é transmitida por arranhões de gato. A doença da arranhadura do gato é causada pela bactéria Bartonella henselae.
Quer saber mais sobre essa doença? Então clique no botão de WhatsApp e fale com as nossas profissionais.