Laser e tecnologias os poderosos aliados para tratar a pele

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A tecnologia ganha cada vez mais adeptos por trazer resultados eficazes e naturais com poucos riscos. O laser foi um verdadeiro divisor de águas na dermatologia e na estética, e hoje faz parte da maioria dos tratamentos realizados no consultório. Ele atua pela emissão de luz de forma amplificada, organizada e monocromática. Essa luz é muito forte, concentrada em um único feixe que não se espalha, eles penetram na pele e interagem apenas com estes pontos, poupando as estruturas adjacentes. O laser age basicamente em três alvos: a água, relacionada ao rejuvenescimento; a melanina, das manchas na pele; e a hemoglobina, dos vasos sanguíneos.

O primeiro laser , chamado Rubi, surgiu na década 1960 e tinha como objetivo remover manchas escuras e tatuagens. Pouco tempo depois veio o laser de CO2, focado no rejuvenescimento. Ele fazia uma ablação completa da epiderme, literalmente queimava toda a sua superfície. Era um procedimento bastante doloroso, com longo tempo de recuperação e vinha com a possibilidade de gerar complicações. Logo vieram também os lasers que tinham como foco a hemoglobina, componente dos glóbulos vermelhos e que dá pigmento ao sangue. Eles foram pensados para tirar vazinhos, principalmente do rosto e das pernas, além de manchas do tipo hemangioma – aquelas avermelhadas que são de nascença ou que aparecem ainda na primeira infância. O laser só ocupou o posto de queridinho da dermatologia quando a tecnologia evoluiu a ponto de ser possível fracionar a luz para atingir os alvos específicos, além de ter maior controle das energias e pulsos. Hoje, os feixes são emitidos com um pequeno espaço entre eles, deixando a pele íntegra entre as micro colunas de ‘queimadura’. É só imaginar como se fosse um chuveiro ou uma peneira. Dessa forma, a derme não é completamente queimada ou exposta, como nas primeiras versões não-fracionadas. A barreira cutânea fica intacta, mas lá dentro o colágeno está sendo todo remodelado.

Essas mudanças já garantiram ao procedimento maior segurança e conforto, diminuindo riscos de complicações e efeitos colaterais. Além disso, como a lesão tecidual é muito menor, o tempo de recuperação após o procedimento passou a ser mais rápido.

A evolução dos lasers e a ampla gama de tecnologias nos permitiu a associação de tratamentos que promovem uma regeneração de dentro para fora em todas as camadas. Assim, conseguimos ter uma ação mais natural e progressiva.

Passamos a ter também tecnologias mais seguras e eficazes para pele negra, por exemplo, que têm mais tendência a inflamação e a hiperpigmentação. Até algum tempo atrás, ainda existiam lasers de depilação que não podiam ser utilizados em pessoas negras porque o aparelho confundia o pelo com a pele, aumentando a chance de queimaduras.
Se os primeiros lasers foram desenvolvidos para trabalhar na superfície da pele, tratando questões como rugas e manchas, toda essa evolução permitiu que fosse possível tratar tudo o que está nas três camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme) e até os anexos (cabelo e unhas). Isso inclui varizes, queda de cabelo, micose de unhas, gordura localizada, celulite, estrias, flacidez de rosto e corpo e até lesões pré-câncer, como a queratose actínica.

Outro ponto que está em constante evolução é a velocidade com que o calor do laser toca a pele. Quanto mais rápido o disparo e o contato, maior a precisão em atingir o alvo, causando cada vez menos dano aos tecidos ao redor. Se antes tínhamos lasers que trabalhavam em nanossegundos, já como algo muito moderno e eficiente, hoje os aparelhos mais modernos trabalham em picossegundos, ou seja, com uma velocidade de ação que é uma trilionésima parte de um segundo. Este laser de picossegundos foi desenvolvido inicialmente para remover tatuagens, melasma e manchas em geral mas ele tem mostrado resultado também em olheiras, cicatrizes de acne e estrias.

É consenso entre os dermatologistas que podemos esperar aparelhos de laser cada vez mais eficazes, seguros e confortáveis para o paciente.

Então use e abuse desse aliado poderoso no tratamento da pele!