Cuidados com a pele no inverno

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Mesmo que não pareça, o inverno é a estação do ano que mais prejudica a nossa pele. Isso porque os hábitos cotidianos mudam consideravelmente em relação às outras estações. Por exemplo: 

* no inverno, ingerimos uma quantidade menor de água por não sentirmos tanta sede;
* há uma redução da transpiração devido à baixa umidade e à temperatura fria;
* o vento gelado tende a deixar a derme mais ressecada;
* fugimos mais da rotina de hidratação da pele, principalmente a aplicação de cremes pós-banho;
* temos mais fome e, muitas vezes, recorremos mais aos doces e gorduras para aumentar a saciedade;
* tomamos banhos mais quentes, o que contribui para retenção de água e remoção excessiva da oleosidade natural da derme, especialmente do nosso rosto.

É comum que o frio e o ar seco característicos do inverno influenciem na textura da pele, por isso adicionar cuidados extras nessa época do ano é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dela. “Na estação mais fria, a evaporação da água no tecido cutâneo é maior, o que resulta em um ressecamento mais intenso dele. Para driblar o ressecamento e os danos causados à pele pela baixa temperatura e pelas mudanças no cotidiano comuns nessa época do ano, a dermatologista listou dicas simples e efetivas que vão ajudar a garantir a hidratação e o cuidado com esse órgão tão importante.

Evite banhos muito quentes
No inverno, é comum aumentar a temperatura da água do banho para driblar o frio, no entanto, esse é um hábito que prejudica ainda mais o tecido. Banhos muito quentes vão aumentar o ressecamento e podem até causar lesões na derme, dependendo da temperatura da água.

Inclua óleo de banho na rotina
Para aqueles que abandonam o hábito de aplicar hidratante corporal no inverno por conta do frio, podemos recorrer ao óleo de banho para garantir a pele hidratada. Assim como o hidratante, ele cria uma película protetora que evita a perda de água do tecido cutâneo para o ambiente.

Não abandone o filtro solar
O inverno pode ser caracterizado por dias cinzentos e pouco sol, o que não significa que o filtro solar deva ser dispensado. A dermatologista recomenda manter a aplicação diária do produto mesmo nos dias nublados.

Invista bastante na hidratação corporal
Para combater o ressecamento, é fundamental hidratar a pele profundamente e mantê-la sempre hidratada. Para isso, faça uso diário de óleos e cremes hidratantes. Principalmente nas extremidades do corpo.

Proteja os lábios
A região dos lábios é a que mais sofre em períodos de baixas temperaturas, na maioria dos casos. Isso porque a pele nesse local é muito fina e delicada, logo, fica mais suscetível ao ressecamento.

Por isso, recomendamos que o hidrante labial seja seu melhor amigo nessa estação. Use-o várias vezes ao dia e mantenha os lábios lindo e hidratados.

Na estação de temperaturas mais baixas, a exposição da pele ao sol é menor, o que é uma vantagem, já que muitos procedimentos exigem pouca ou nenhuma exposição ao sol. Também porque a incidência de raios solares é menor nessa época do ano.

No inverno é bom fazer tratamentos a laser, por exemplo, peelings, dermoabrasão os tratamentos anti-acne, que deixam a pele mais sensível e exigem uma certa distância do sol até o órgão estar completamente regenerado.

Durante o inverno, a incidência da radiação solar é menor e, isso faz com que técnicas que exigem a cicatrização dos tecidos da pele tenham menos riscos de ter prejuízos com o excesso de sol, como o surgimento de manchas.

Além disso, esse período também eleva a tranquilidade para repousar pós-procedimentos estéticos.

Gostou da informação??? Então fique ligado nas nossas redes sociais para ficar informado e saber das novidades!