Acne na mulher adulta: Saiba as principais causas e como tratar!

Apesar de atingir principalmente os adolescentes, as espinhas podem surgir na vida adulta, e são mais comuns do que se imagina.

É a chamada acne da mulher adulta, que atinge cerca de 16 milhões de brasileiras.

Diferentemente das espinhas na juventude, que brotam na testa, no nariz e na parte superior das bochechas – região conhecida como zona T –, nos adultos elas aparecem na zona U, composta pelo queixo, mandíbula e pescoço. Além disso, tendem a ser vermelhas e causar dor e queixa principal é marcas discretas, mas que nunca somem e que pioram no período menstrual.

Toda espinha resulta de uma inflamação nas glândulas sebáceas (pequenas fábricas de um óleo que lubrifica a pele). Se essas glândulas produzem muita gordura, bactérias da espécie Propionibacterium acnes são atraídas e passam se alimentar dela. Pois é do confronto entre esses micro-organismos e nossas células de defesa que surge a inflamação.

Ficar mexendo no rosto ou espremer as espinhas não é uma boa, porque espalha a sujeira e aumenta a oleosidade. “As mulheres manipulam muito as lesões. Às vezes,  fazem uma ferida maior que a original.”

Por que as mulheres têm mais acne?
Questões hormonais estão entre os principais fatores da acne na fase adulta, embora não seja o único. Por isso, a condição é mais comum entre mulheres, que passam por variações hormonais em diversos períodos da vida: menstruação, gravidez, pré-menopausa ou menopausa.

Como tratar?
O tratamento da acne adulta dependerá da causa e da gravidade. Ele pode ser feito por meio de produtos tópicos na pele e com antibióticos e anti-inflamatórios ou outros tipos de medicamentos, como a isotretinoína, via oral.

Anticoncepcionais também podem ser receitados com esse propósito, mas apenas após uma avaliação médica individual.

O laser FOTONA e o STARWALKER podem melhorar muito o quadro da acne e das marcas caudas por ela ,oferecem um protocolo de tratamento a laser para acne que fornece uma solução verdadeiramente abrangente. A luz laser Nd: YAG,  penetra com segurança na pele para atingir efetivamente glândulas sebáceas hiperativas e reduzir o risco de desenvolver nova inflamação da acne e ainda consegue tratar as cicatrizes.

LED
O LED é considerado uma evolução na fototerapia por se tratar de uma técnica indolor, não térmica, não invasiva, que não promove danos à pele e não necessita de tempo de recuperação após a aplicação. Estudos realizados constataram que a luz azul apresenta efeito anti-inflamatório sobre os queratinócitos através da diminuição da produção de interleucinas e moléculas de adesão intercelular.

PROCURE SEMPRE UM DERMATOLOGISTA ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO!

Quer saber mais sobre o assunto então clique no botão de WhatsApp e fale com as nossas profissionais!