Você já ouviu falar em DERMATOSCÓPIO?

O dermatoscópico é uma ferramenta não invasiva e amplamente utilizada na prática clínica do Dermatologista. Esse instrumento é colocado sobre a lesão a ser avaliada e sua lente faz uma magnificação de 10 a 20 vezes. Assim, é possível visualizar em detalhes cores, estruturas e vasos abaixo da camada mais superficial da pele, que não são visíveis a olho nu. A dermatoscopia garante um aumento de precisão no diagnóstico de lesões suspeitas de câncer de pele, tanto melanomas quanto carcinomas, ainda em fases extremamente precoces.

Antes da dermatoscopia, o exame de sinais da pele era realizado a olho nu, sem nenhum auxílio. Dessa forma, não possibilitava a avaliação detalhada das lesões cutâneas e, em algumas situações, atrasava o diagnóstico de cânceres já instalados.

A indicação é variada, inicialmente muito utilizada no diagnóstico de tumores de pele melanoma e não-melanoma, a dermatoscopia tomou uma dimensão nunca antes vista, sendo também útil no diagnóstico de patologias relacionadas a queda de cabelos, doenças cutâneas inflamatórias, crônicas, infecciosas e muitas outras.

Com o auxílio do dermatoscópio, os dermatologistas são capazes de aumentar sua precisão diagnóstica e detectar áreas de recidiva tumoral. Aumenta a sensibilidade para detecção de doenças evitando, assim, biópsias desnecessárias. Na prática cirúrgica é extremamente importante na demarcação das margens do tumor e seguimento pós-operatório.

O exame dermatoscópico, entretanto, requer treinamento para uma correta análise e interpretação dos padrões específicos observados.

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nossas redes sociais!