Molusco Contagioso: Saiba tudo sobre a doença!

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

O molusco contagioso é uma infecção da pele contagiosa causada por um Poxvírus, ele induz o aparecimento de pápulas (carocinhos) na pele e é transmitido pelo contato com outras pessoas contaminadas.

O vírus se espalha pelo contato direto com a pele ou objetos, como toalhas ou esponjas, que foram tocados por uma pessoa infectada. O vírus também pode se espalhar na água, como em piscinas, banhos ou saunas. Essa infecção é comum entre as crianças. As lesões genitais são geralmente transmitidas sexualmente entre os adultos. Nas crianças, quando acomete a região genital, a transmissão é mais provável através da autoinoculação do que a sexual. Os portadores de deficiências imunológicas, como a AIDS e doenças hereditárias, e os pacientes que fazem a utilização de medicamentos que deprimem a imunidade, como durante o tratamento de câncer, são mais vulneráveis a adquirir a doença.

Apesar de observarmos frequente associação do molusco contagioso com a dermatite atópica, ainda não existe consenso sobre essa relação. 

O molusco contagioso pode infectar qualquer parte da pele, exceto a palma da mão e a planta dos pés. A infecção costuma ser crônica.
Nas crianças, as protuberâncias ocorrem com mais frequência no tronco, nas axilas,nas dobras das articulações dos joelhos e cotovelos e na virilha.

Nos adultos, ocorrem mais comumente no pênis, na vulva ou na área púbica.

O tratamento pode incluir substâncias aplicadas ou injetados nas lesões, porém, o menos doloroso e mais eficaz é a curetagem das lesões, com a aplicação de anestésico tópico antes, realizada pelo dermatologista.

Após o procedimento, o paciente deve ser reexaminado a cada 15 dias até se ter a certeza que não apareçam novas lesões.

A maioria das lesões desaparece espontaneamente em um a dois anos, mas podem permanecer por dois a três anos. As pessoas com lesões na virilha, que foram presumidamente adquiridas sexualmente, devem ser tratadas para prevenir a disseminação da infecção.

Gostou dessa informação? Então nos siga em nossas redes sociais ou clique no botão de WhatsApp para ter mais informações!