O que é Rosácea?

Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. Ela se manifesta principalmente no centro da face, mas pode estar nas bochechas, nariz, testa e queixo. As mulheres são mais suscetíveis mas, os homens desenvolvem as formas mais graves da doença!

A causa da rosácea é desconhecida. No entanto, vários fatores, como alterações vasculares da pele, aumento da proliferação dos vasos da pele, exposições climáticas, produtos químicos e agentes ingeridos, anormalidades das unidades pilossebáceas, micro-organismos, radicais livres, provavelmente desempenham um papel no seu desenvolvimento. Alguns fatores são “gatilhos” e desencadeiam sintomas nos pacientes com rosácea. Podemos destacar: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes, ingestão de alimentos muito quentes.

A rosácea é divida em quatro tipos. Conheça cada um deles:

* Eritemato telangectasia: o tipo mais comum da rosácea, faz com que a pele fique avermelhada e com vasos aparentes. É facilmente notada na face e se agrava com exercícios físicos, exposição solar e consumo de bebidas alcoólicas. Em alguns casos, apresenta ardência.

* Pápula pustular: além da vermelhidão, este tipo de rosácea apresenta o surgimento de lesões que se assemelham a espinhas.

* Fimatosa: a inflamação torna a pele mais espessa e avermelhada. Neste caso, áreas como o nariz podem aumentar de tamanho, tornar-se irregular e as regiões ao redor do rosto podem ser comprometidas.

* Ocular: este tipo de rosácea acomete a área dos olhos, na região próxima aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. Caso não seja tratada, pode evoluir e interferir na visão.

Por ser extremamente sensível, a pele com rosácea necessita de cuidados especiais: além do tratamento indicado pelo dermatologista, invista em dermocosméticos suaves, hidratantes e que ajudam a recuperar a barreira cutânea. E, claro, não deixe de utilizar um protetor solar, já que a exposição ao sol é um dos fatores de risco para a rosácea.

O laser V-Beam é uma alternativa excelente para o tratamento da Rosácea. Consulte um dermatologista. Só ele pode avaliar o grau, a fase e a pessoa como um todo para indicar o melhor tratamento.

Gostou desse conteúdo? Então, acesse nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para mais informações!