Alerta: Procedimentos estéticos que não devem ser realizados, pois oferecem risco a saúde.

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Até onde você iria para atingir o seu ideal de beleza?

Cuidar da beleza é uma prática que, normalmente, promove a autoestima das pessoas. Porém, alguns recursos, ao invés de proporcionarem um bem-estar, acabam resultando em problemas para o indivíduo.

Em nome da beleza, as mulheres estão sempre atentas aos novos procedimentos estéticos que prometem dar fim à gordura localizada e ajudar na conquista de uma pele mais jovem e bonita. Não é raro ver na TV ou na internet ofertas de produtos e tratamentos de beleza que prometem resultados rápidos e revolucionários. No entanto, antes de sair por aí aderindo aos procedimentos, é preciso verificar se as novidades oferecidas estão devidamente registradas e aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Afinal, técnicas não recomendadas podem oferecer grandes riscos à saúde.

Pensando nisso, separamos algumas técnicas que fazem sucesso entre o público feminino, mas não agradam em nada os médicos especialistas no assunto. Confira:


Preenchimento com PMMA (polimetilmetacrilato)

Um composto de gel e microesferas de um material semelhante ao plástico, o polimetilmetacrilato. O PMMA não é absorvido pelo organismo e, por isso, tem efeito definitivo. Originalmente empregados na fabricação de próteses ortopédicas e ortodônticas. RISCOS: Manchas, deformidade, vermelhidão permanente, formação de grânulos, infecção ou nódulos que podem repuxar a pele, causando dor, necrose (morte do tecido), embolia pulmonar e expulsão do material através da pele. Não há estudos sobre o comportamento desse ativo em longo prazo no corpo humano. Por ser uma substância sintética e estranha ao organismo, a reação alérgica ao produto também é muito frequente, causando inchaço, dor, pus e vermelhidão. Além disso, pode migrar para outras partes do corpo e causar deformações. Uma forma de substituí-lo é apostar no uso do ácido hialurônico, que tem boa atuação sobre as rugas , é totalmente absorvido pelo organismo.

Camuflagem de olheiras e estrias

O procedimento de coloração da pele com objetivo de camuflar as estrias e olheiras , nada mais é só que uma espécie de tatuagem com uma coloração geralmente mais clara ou próxima ao tom da pele. O resultado tende a ser rápido e a princípio muito satisfatório , mas com o decorrer do tempo sabemos que a tinta pode migrar e mudar de cor. A pele sofre mudanças , em cada pessoa acontece de forma singular, único e depende de fatores externos também, como por exemplo a exposição solar e o pigmento que não é fotoreativo com o sol, quando houver a exposição solar, existe uma grande possibilidade de que a cor usada, fique contrastada com o pigmento.

Bichectomias

A maioria dos dermatologistas e cirurgiões plásticos se posicionaram de forma contrária a cirurgias que retiram gordura das bochechas . Inicialmente pode apresentar um resultado “interessante”, mas com o avanço da idade a face naturalmente perde gordura e com o passar dos anos essas pessoas podem adquirir uma aparência cadavérica evidenciando as estruturas ósseas da face. Apenas um pequeníssimo grupo de pacientes tem indicação para este procedimento.

BB Glow

Uma nova técnica chamada BB Glow tem despertado atenção com a promessa de deixar a pele livre de manchas e com aparência semelhante ao de um rosto com maquiagem. O procedimento não é isento de riscos, pois pode transmitir doenças, caso os materiais não sejam devidamente esterilizados ou estejam contaminados. Outro risco é o contato direto destes pigmentos com a derme, o que provoca um efeito de tatuagem. Esta tatuagem geralmente tem um efeito temporário, mas pode permanecer por mais tempo, caso seja depositada muito profundamente na derme. Estes pigmentos também podem mudar de cor com o passar do tempo, deixando um efeito indesejado e de difícil tratamento. Entre os riscos apontados estão a piora de doenças cutâneas, efeito de tatuagem permanente, resultado diferente do esperado, desenvolvimento de alergias aos produtos aplicados e risco de queimaduras, se ocorrer aplicação de Luz Intensa Pulsada ou lasers após o BB Glow.

Câmeras de bronzeamento artificial

Proibidas pela ANVISA, as câmeras de bronzeamento, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), aumentam em 75% os riscos do desenvolvimento de câncer de pele devido à alta exposição às lâmpadas que emitem a radiação UVA. Por isso, no Brasil, existem apenas três produtos regulamentados para a conquista de uma pele dourada: o bronzeamento a jato, o autobronzeador e os hidratantes que bronzeiam – todos eles têm DHA, uma substância que reage com a queratina na pele, conferindo o tom moreno tão desejado.
Seguros, eles devem ser evitados apenas por pessoas que apresentam alergias a algum componente utilizado ou que estejam fazendo algum tratamento com ácido.

Carboxiterapia

Apesar de sua constante divulgação, a carboxiterapia, que consiste  na aplicação de injeções de dióxido de carbono (CO2) sob a pele para o combate à celulite, estria, gordura localizada e flacidez, não possui o respaldo de publicações científicas que comprovem a sua eficácia, além de poder oferecer riscos à saúde. Existe a possiblidade de infecção, que poderá́, eventualmente, atingir graves dimensões, já que se trata de um método invasivo.Por isso, vale a pena a recorrer a procedimentos mais seguros e que oferecem resultados eficazes cientificamente comprovados como os aparelhos de microondas ,radiofrequência e os lasers.

Unhas de gel

Elas podem sim provocar um aumento, ainda que pequeno, na chance de desenvolver câncer de pele. Isso vale especialmente para pacientes com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele. Outro ponto a considerar é que, como duram bastante tempo, as unhas de gel podem esconder melanoma acral ou outros problemas na unha, dificultando o diagnóstico e atrasando o tratamento e o diagnóstico. A chance é pequena, porém como é algo frequente e quando a pessoa já tem um histórico, pode levar ao câncer. Mas o principal perigo é nao ser possivel diagnosticar um problema por ficar a baixo do gel.

Alongamento de Cílios

O alongamento de cílios é um procedimento que está em alta, pois promete deixar o olhar mais bonito. Porém, há riscos em realizá-lo. Primeiro porque, como eles são colados, os nossos fios ficam mais pesados e mudam a anatomia dos cílios. Então, eles ficam mais pesados, caem com mais facilidade, perdendo a proteção ocular.

O alongamento de cílios pode provocar outros problemas para a saúde ocular. Quando há a colagem fio a fio, a pessoa pode ter alguns incômodos como: olheiras, ardência, coceira e vermelhidão nos olhos. Em alguns casos, problemas mais graves podem ocorrer, como:

* Blefarite: é uma doença oftalmológica muito comum e que se caracteriza pela inflamação da base dos cílios. Ou seja, nas pálpebras, onde os pelos nascem. Entre os principais sintomas, destacam-se o inchaço, coceira, vermelhidão ocular e a descamação da pele, dando aspecto de caspas na região.

* Conjuntivite alérgica: é a inflamação da conjuntiva, membrana fina que cobre a parte da frente dos olhos. Ela ocorre quando uma substância alérgena entra em contato com a região ocular. Vermelhidão, coceira e aumento das lágrimas estão entre os sinais do problema.

* Ceratite: consiste na inflamação da córnea, a camada mais externa do olho. Os sintomas são semelhantes aos das doenças anteriores, porém, neste caso, também há hipersensibilidade à luz.

* Baixa visual: a diminuição da acuidade visual. Algumas doenças oftalmológicas são enquadradas nessa categoria, tais como catarata, glaucoma e ceratocone.

Felizmente, o avanço da tecnologia nos últimos anos também resultou em tratamentos estéticos seguros, eficazes e não invasivos.

A Dermatolaser Estética reúne uma equipe altamente capacitada, especializada e experiente, as mais modernas tecnologias em aparelhos seguros, ambiente confortável e devidamente preparados para realizar os tratamentos.

Gostou do conteúdo? Para conhecer mais sobre os nossos tratamentos estéticos, bem como os diferenciais que nos tornam referência na área, siga a Dermatolaser Estética no Facebook e Instagram e clique no botão de WhatsApp para mais informações.