O que é dermatite de fralda?

A dermatite de fralda ou assadura é uma reação inflamatória da pele que acontece dentro da área da fralda, incluindo os órgãos genitais, nádegas, coxas, cintura e a região perianal.

Quais são as causas da dermatite de fralda?

A dermatite de fralda pode ter várias causas, mas a maioria dos casos de assadura ocorre por irritação da pele devido à ação de urina e fezes. Outras causas da dermatite de fralda são:

* excesso de umidade causado pelo suor nas áreas cobertas pela fralda;
* infecção por bactérias;
* infecção por fungos;
* dermatite de contato pelo plástico e de substâncias químicas presentes na fralda;
* atrito de fraldas de tamanho inadequado.

Quais são os sintomas de dermatite de fralda?

A região da assadura apresenta vermelhidão com pequenas pápulas (bolinhas) e a pele fica irritada e quente. O bebê se mostra irritado ao longo do dia e pode ter dificuldade para dormir à noite. Além disso, pode ocorrer uma leve descamação da pele.

Quais são as formas de tratamento para a dermatite de fralda?

A dermatite de fralda tem cura e as formas de tratamento são:

* cuidados com a pele (por exemplo, troca frequente de fraldas, limpeza suave e exposição ao ar);
* a troca de fraldas deve ser realizada a cada uma a três horas;
* as áreas afetadas devem ser enxaguadas com água morna e com sabonetes neutros de maneira suave para evitar fricção;
* na dermatite de fralda moderada, pode-se utilizar cremes que contenham óxido de zinco e/ou petrolato na composição. Eles minimizam o contato da pele com fezes e urinas;
* em casos de candidíase, é sugerida a aplicação de antifúngicos
* caso haja a presença de infecção bacteriana, antibióticos orais ou tópicos podem ser necessários.

Gostou desse conteúdo? Então siga nossas redes sociais e para mais informações clique no botão de WhatsApp.