O que causa cicatriz de acne?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Não é apenas o ato de “cutucar” a acne que faz com que se formem cicatrizes na pele, o problema vai muito alem disso. Um fator que influencia a formação de cicatrizes é a intensidade da acne.

A cicatriz que vem da acne normalmente não some sozinha, e deve ser tratada com lasers e procedimentos. Embora cutucar e espremer as acnes piorem as inflamações e aumentem as chances de cicatrizes, nem sempre esse é o causador do problema. Como a acne é uma inflamação, em alguns casos ela acaba acontecendo em camadas da pele mais fundas e outras vezes mais superficiais.

Quando a inflamação acontece superficialmente, o organismo consegue liberar o líquido, ou seja, o pus, com mais facilidade, fazendo com que a inflamação dure poucos dias e suma gradativamente.

Já quando essa inflamação acontece na camada mais funda da pele, o corpo não consegue liberar o pus com tanta facilidade durante a inflamação.
Como esse líquido é rico em enzimas que protegem o organismo da inflamação, as células saudáveis que estão na região acabam sendo afetadas por ele e sofrendo lesões, fazendo com que ela se regenere, dando origem às marcas e cicatriz de acne.

Nunca remova as casquinhas
Sempre que o processo inflamatório começa a diminuir, a pele forma a “casquinha”, uma proteção natural que evita que mais bactérias entrem na lesão.
Quando essa proteção é removida, as chances de mais bactérias alcançarem as camadas mais fundas da região aumentam, fazendo com que a inflamação volte e se agrave novamente.

Qual o melhor tratamento?
Existem dezenas de tratamentos que podem ser feitos para diminuir as cicatrizes de acne, e o mais indicado é procurar ajuda de um especialista antes de optar por qualquer um deles.

Isso porque não existe um melhor tratamento, o que existe são tratamentos que oferecem melhores resultados para cada caso em específico.
Atualmente os tratamentos mais usados para tratar as acnes são:

Laser
O laser também é um tratamento que tem feito bastante sucesso entre quem deseja remover cicatriz de acne, já que tem se mostrado bastante eficiente.
A partir desses disparos, as fibras de colágeno sofrem uma alteração e aumentam, deixando o aspecto da pele melhor e diminuindo a cicatriz.

O Starwalkwer oferece um protocolo de tratamento a laser para acne que fornece uma solução verdadeiramente abrangente para o problema da acne. A luz laser Nd: YAG,  penetra com segurança na pele para atingir efetivamente glândulas sebáceas hiperativas e reduzir o risco de desenvolver nova inflamação da acne e ainda consegue tratar as cicatrizes através do pulso especial FRACTAT, extremamente potente no estímulo de colágeno.

Laser V-beam: Um dye laser pulsado usado para remover cicatrizes avermelhadas e para aplanar cicatrizes elevadas .

O Laser Spectra é excelente para melhorar a cicatriz da acne. Por aquecer a pele e formar novo colágeno, o Spectra também evita o surgimento de cicatrizes e manchas. E como há redução da vascularização local, diminui-se o edema e vermelhidão, e ele ainda também tem efeito anti-inflamatório.

Laser de CO2: que realiza uma dermoabrasão controlada da superfície cutânea. Pelo fato de ser emitido de forma fracionada, as áreas que não foram atingidas colaboram na recuperação, fazendo com que dessa forma necessite menos tempo para uma recuperação.

Microagulhamento Robótico Bulge: 
Essa é a técnica mais nova e revolucionária.
Consiste na aplicação de 1 aparelho com microagulhas para estimular o colágeno gerando uniformização dessa pele já tratada anteriormente com o fechamento dos “buracos”, com a grande vantagem de podermos aplicar em qualquer tipo de pele.

Dermoabrasão ou lixamento
Trata-se de um “lixamento” da pele para correção de alterações da sua superfície, como cicatrizes ou asperezas. O procedimento é feito com o uso de aparelhos dermoabrasores – pequenas lixadeiras de alta rotação. A dermoabrasão demanda anestesia e pode ser realizada no consultório.

Peeling Químico
Outro tratamento bastante comum para remover a cicatriz de acne é o peeling com ácido, no qual o profissional aplica substâncias ácidas na pele com objetivo de suavizar as cicatrizes deprimidas e dar a pele um aspecto mais homogêneo. Isso é útil para aplainar as cicatrizes mais superficiais.
Com isso, é indicado somente para quem já não conta com mais nenhum tipo de acne no rosto para evitar ter que refazer o procedimento mais vezes.

Preenchimentos
O preenchimento cutâneo é usado para cicatrizes de acne, mas também para sulcos, olheiras e rugas e pode envolver ou não aplicação de anestesia. É aplicada uma injeção com substâncias dérmicas por baixo da pele, na região a ser tratada. As substâncias suspendem a superfície da pele e reduzem o relevo. Os preenchimentos costumam ser á base de géis de ácido hialurônico.

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp e fale conosco.