Transplante Capilar x Prótese Capilar: Qual a melhor opção ?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A alopecia afeta milhares de homens e mulheres em todo o mundo e não apenas mexe com a sua autoestima, mas também deixa a cabeça mais suscetível a lesões ou queimaduras decorrentes de exposição frequente e desprotegia ao sol.

Conforme o problema fica mais aparente, é comum que as pessoas procurem por tratamentos para lidar com a situação, que sejam feitos com fios verdadeiros e de forma mais natural. Nesse momento, pode surgir a comparação prótese capilar X transplante capilar.

Essas alternativas estão sendo cada vez mais procuradas por quem deseja melhorar a sua aparência depois de lidar com a queda de cabelo.

Porém, de fato existem muitas dúvidas sobre as diferenças entre essas duas alternativas, portanto aqui você vai encontrar informações sobre as características de cada uma delas.

O que é prótese capilar?
É uma prótese de silicone ou rede colocada no couro cabeludo. Sua utilização é como a de uma peruca, mas com resultado muito mais natural.

Para trazer esse resultado mais orgânico, os fios são implantados em uma rede especial ou película extrafina de silicone, que é fixada no couro cabeludo do indivíduo com uma cola especial. O cabelo colocado costuma ser 100% natural e desidratado, o que faz com que ela tenha um valor mais elevado quando comparada à peruca.

Transplante capilar
Já o implante capilar é um método utilizado para resolver o problema da falta de cabelo em algumas partes do couro cabeludo. Esse transplante é muito utilizado em casos de calvície.
A calvície acontece por conta da testosterona, e por isso, acaba sendo mais comum de ser observada em homens. Quando a testosterona entra em contato com a enzima 5-alfa redutase, ela é convertida em DHT.

O DHT é responsável por se juntar aos folículos receptores de hormônios que sejam compatíveis com ele. Com isso, ele impede que os folículos recebam nutrientes e novos fios sejam desenvolvidos, e com isso, eles se fecham e morrem.

O implante capilar é um procedimento que consiste em retirar os fios capilares de áreas do corpo do próprio paciente, como a nuca, por exemplo, e inserir na região que foi afetada pela calvície. Uma das vantagens que o implante capilar possui é que, nessa técnica, os fios continuam crescendo, afinal, o organismo reconhece-os, e com isso, formam substâncias que são essenciais para estimular o crescimento dos fios.

Por que o transplante é uma opção melhor do que a prótese capilar?

Embora a prótese capilar tenha seus benefícios, eles não conseguem substituir o transplante capilar. Entenda:

Durabilidade muito maior
A durabilidade de uma prótese capilar varia, mas pode chegar a um ano. Tudo vai depender da qualidade do material e da rotina de cuidados do indivíduo.
Já o transplante capilar é vitalício. A não ser que o corpo sofra algum trauma, como um acidente na região ou uma mudança de dieta muito brusca, os fios continuarão se desenvolvendo normalmente. Isso ocorre porque as unidades capilares transplantadas não sofrem com a predisposição genética para a calvície.

Sem riscos de rejeição
Os diferentes tipos de transplante capilar praticamente não oferecem riscos porque as unidades capilares utilizadas são sempre do próprio paciente. É até possível utilizar UFs de outros doadores, contudo os benefícios não cobrem o constante uso de fármacos para evitar rejeição.

Camuflagem
Por serem UFs retiradas do próprio paciente, o resultado fica muito natural. Em três ou quatro meses após a cirurgia, os folículos já começam a mostrar os primeiros fios. Já com a prótese, os fios são de outra pessoa. Por mais que haja naturalidade, é preciso adaptar o cabelo (da prótese ou do usuário) para que o conjunto fique harmonioso.

Manutenção do corte
A prótese é feita de fios de cabelo, mas não de folículos. Portanto, não vão crescer. Quando ela é parcial, ou seja, cobre apenas uma parte do couro cabeludo, é preciso que o corte de cabelo se mantenha o mesmo tempo inteiro para que o resultado continue natural — a não ser, claro, que o indivíduo tenha próteses de diferentes tamanhos.

Já com a prótese, o caminho é diferente. A partir do terceiro ou quarto mês, os folículos começam a trabalhar plenamente. Em até um ano, o resultado será visto. A partir daí, o indivíduo pode deixar seus fios do tamanho e da cor que desejar.

Afinal, qual o melhor tratamento?
O Transplante capilar tem sido considerado nos últimos anos como o tratamento mais seguro, eficiente e tradicional para recompor novamente os fios que foram perdidos pela calvície.
No caso do implante, dependendo do organismo do paciente, o procedimento também pode ter grande sucesso.

Quando falamos sobre a prótese devemos lembrar que esse tratamento também traz bons resultados. Mas é necessário que você escolha uma clínica de confiança e referência no mercado, além de profissionais com experiência.

Gostou desse conteúdo? Então clique no botão de WhatsApp e conheça mais sobre nossos tratamentos!