O que é Siringoma?
Siringoma é um tumor benigno que surge na pele derivado dos ductos das glândulas sudoríparas, que são responsáveis pela produção de suor. As lesões são mais frequentes nas pálpebras e região ao redor dos olhos.
Entretanto, seu prejuízo é apenas estético, não causando nenhum mal.
Normalmente, estas lesões são encontradas na face, sobretudo na região periocular, mas podem afetar tórax, pescoço, glúteos, púbis e vulva. Na maioria das vezes são assintomáticos; todavia, alguns indivíduos relatam prurido na região afetada.
São mais comuns nas mulheres e podem ter início na adolescência.
A produção excessiva das glândulas sudoríparas écrinas é que causa o aparecimento dessas pequenas protuberâncias, com cerca de 2 a 5 milímetros. Têm aparência de uma bolinha que se eleva na pele, normalmente da mesma cor, levemente endurecida.
Há dois tipos de siringoma:
* Simples: É o mais comum. Causando pequenas lesões somente na região ao redor dos olhos;
* Disseminada: É uma forma mais rara da doença, pode acometer o tronco, as axilas e o pescoço.
É impossível fazer um tratamento preventivo da doença. Por isso, quando surgirem as primeiras lesões, é recomendável procurar um médico dermatologista. As opções de tratamentos são: Cauterização química, Eletrocoagulação, Microagulhamento com drug delivery, Laser ablativo ou retirada cirúrgica das lesões.
A forma de tratamento varia de acordo com a extensão das lesões, suas características e tipo de pele do paciente.
Tratamentos via laser FOTONA por exemplo, trazem bons resultados, sendo um procedimento não invasivo, delicado e eficaz.
A Eletrocoagulação é bastante eficaz, as agulhas de cauterização são inseridas para queimar esses tumores.
Gostou desse conteúdo? Então nos siga nas nossas redes sociais!