Envelhecimento Facial: Perda estrutural, volume e sustentação.

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

O envelhecimento é uma das etapas mais importantes da vida e pode ser encarado de forma mais leve quando gerenciado desde o começo.

As mudanças estruturais decorrentes do processo de envelhecimento da face estão relacionadas com ação muscular, flacidez da pele, perda da sustentação óssea e diminuição do volume dos compartimentos de gordura faciais, que, com o passar dos anos, geram alterações em seu contorno. Essas mudanças do contorno facial no envelhecimento tem uma denominação – a “quadralização facial”. Quer saber tudo sobre esse processo ?


Volume Facial
A perda do volume facial nada mais é que a diminuição do tecido adiposo do rosto, tendo uma relação direta com o envelhecimento estrutural e a perda óssea. Ao passar dos anos, as células da pele vão perdendo sua função natural de renovação e armazenamento de gordura. Fatores genéticos, ambientais e hábitos de vida também influenciam nesse processo. Com menor volume facial, as rugas e linhas ficam mais marcadas, as olheiras mais profundas, o contorno facial menos definido e os lábios diminuem.

Elasticidade
Entre os 25 e 30 anos, a produção natural de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade, respectivamente, começa a cair cerca de 1% ao ano. E, no caso das mulheres, durante os primeiros anos da menopausa, são quase 30% de perda anual.

Mas por que o colágeno é tão importante?

Ele representa 70% de toda a proteína da pele, com a função de manter a estrutura, firmeza e elasticidade. Também é fundamental para os cabelos, unhas, músculos, ligamentos, tendões e articulações. Com menor produção de colágeno, a pele fica mais flácida, mais fina e menos flexível, acentuando o aspecto envelhecido.

Ressecamento
Com o tempo, nossa pele perde a capacidade de reter umidade em suas camadas e diminui a produção de ácido hialurônico e esqualeno, substâncias hidratantes. O afinamento da pele, perda de elasticidade e firmeza também contribui para a desidratação, que deixa um aspecto ressecado, sem viço e contribui para coceira e sensibilidade.

Repor a hidratação da pele é fundamental para fortalecer a barreira protetora da epiderme e proteger contra agressões externas, além de contribuir para a distribuição dos nutrientes em todas as camadas da pele. Uma pele hidratada é uma pele saudável, radiante e rejuvenescida, já que suaviza a aparência de linhas finas ocasionadas pela falta de hidratação.


Manchas
As manchas na pele podem aparecer por diversos fatores, como exposição solar, envelhecimento, acne, mancha do limão ou melasma. São um resultado do processo de hiperpigmentação da pele em locais onde há uma lesão, batida ou inflamação, que estimula os melanócitos (células produtoras de melanina) a produzirem maior pigmento, formando as manchas.

No entanto, algumas manchas e pintas podem evidenciar algum desequilíbrio no organismo. Ao observar o surgimento de novas pintas e manchas no corpo, consulte sempre seu dermatologista.

LASERS E TECNOLOGIAS, PEELINGS , PREENCHEDORES e BIOESTIMULADORES são os aliados perfeitos para amenizar e o efeitos do envelhecimento facial!

Aqui na Dermatolaser Estética você encontra os tratamentos mais modernos para amenizar as marcas do tempo! Clique no botão de WhatsApp e saiba tudo sobre nossos procedimentos!