Dossiê Acne: Saiba tudo sobre o assunto!

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A acne é uma dermatose causada devido ao aumento da produção de secreção pela glândula sebácea e também em virtude da obstrução dos poros e da proliferação de bactérias de forma local. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge 56,4% dos brasileiros de ambos os sexos, possui tendência hereditária e pode ser desenvolvida em qualquer idade, principalmente durante a puberdade por conta do aumento da produção de hormônios sexuais. Aliás, as alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez ou em quem possui síndrome do ovário policístico, também podem influenciar no aparecimento da acne.

A acne pode ser agravada, ainda, pelo uso de corticoides, pelo estresse ou pela exposição exagerada ao sol, entre outros fatores. Na região da face, é bastante comum surgir nas áreas da testa, do nariz, do queixo, nas têmporas e no contorno dos lábios. Já no corpo, as áreas mais atingidas são tórax, pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.

Tipos de acne e como ela surge
Os tipos mais comuns de acne são os de grau I e II. Esses casos podem ser tratados em casa com dermocosméticos ou com limpezas de pele, feitas por um profissional de estética. É fundamental consultar um médico dermatologista para indicar o melhor tratamento. A acne de grau I é caracterizada por não ser inflamatória, como os comedões e os cravos; já a de grau II é a forma inflamatória da doença, como as pústulas e as espinhas.

A formação da acne inicia-se quando há uma obstrução dos folículos, locais onde nascem os pelos corporais ou faciais, impedindo a passagem do sebo para a pele. Geralmente, isso acontece nas peles oleosas, quando há uma produção exagerada de sebo pela glândula sebácea associada às células mortas da pele. A junção destes dois fatores acaba formando uma espécie de tampão sobre o folículo, conhecido como comedão.

Quando isso acontece, cria-se um ambiente favorável para a proliferação de bactérias. Elas invadem o folículo e alimentam-se das gorduras do sebo, se multiplicando e causando uma infecção na área. A partir disso, temos uma espinha, que é composta pelo comedão e uma bolsa de pus ao redor.

Cuidados com a pele acneica
Se sua pele é acneica, o primeiro passo é procurar um dermatologista para tratar as espinhas e cistos inflamados. Um profissional da área fará exames físicos e laboratoriais, caso necessário, assim você consegue evitar cicatrizes, danos à pele e consegue tratar a acne da melhor forma para você.

Desenvolver e manter uma rotina de cuidados com a pele também é essencial, afinal prevenir a acne é mais simples do que resolvê-la posteriormente. Então, tenha o hábito diário da higienização, sempre removendo a maquiagem com um demaquilante adequado para seu tipo de pele.

O laser FOTONA e o STARWALKER podem melhorar muito o quadro da acne e das marcas caudas por ela ,oferecem um protocolo de tratamento a laser para acne que fornece uma solução verdadeiramente abrangente . A luz laser Nd: YAG,  penetra com segurança na pele para atingir efetivamente glândulas sebáceas hiperativas e reduzir o risco de desenvolver nova inflamação da acne e ainda consegue tratar as cicatrizes.

LED
O LED é considerado uma evolução na fototerapia por se tratar de uma técnica indolor, não térmica, não invasiva, que não promove danos à pele e não necessita de tempo de recuperação após a aplicação. Estudos realizados constataram que a luz azul apresenta efeito anti-inflamatório sobre os queratinócitos através da diminuição da produção de interleucinas e moléculas de adesão intercelular.

PROCURE SEMPRE UM DERMATOLOGISTA ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO!
Quer saber mais sobre o assunto então clique no botão de WhatsApp e fale com as nossas profissionais!