Alterações nas unhas: Saiba tudo sobre o assunto!

A presença de alterações nas unhas pode ocorrer por um processo de envelhecimento natural ou alguma lesão como pancadas, mas também pode ser sinal de alguns problemas de saúde, como deficiência de vitaminas, alterações hormonais, infecções por fungos, diabetes, doenças do coração e pulmões ou, até mesmo, câncer.

Isso acontece porque a maior parte dos problemas de saúde graves são capazes de afetar a oxigenação e alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas, podendo provocar mudanças na cor, no formato ou descolamento, necessitando de atenção e cuidados médicos.

As unhas saudáveis geralmente têm um aspecto branco transparente com a base rosada e, por isso, quando surgirem alterações nas unhas que não tenham sido causadas por lesões, é aconselhado consultar um dermatologista ou um clínico geral para realizar exames, identificar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Unhas quebradiças e secas

As unhas quebradiças e secas são aquelas que quebram ou lascam muito facilmente e, normalmente, estão relacionadas com o envelhecimento natural, mas também podem acontecer como consequência de alergias a produtos como esmaltes, detergentes, sabonetes ou produtos de limpeza, por exemplo, assim como excesso de manicure ou remoção de unhas em gel.
Esta alteração das unhas também pode ser sinal de deficiência de ferro, ácido fólico, vitaminas A, B12 ou C, uma vez que são responsáveis por produzir uma proteína que confere força às unhas, ou de doenças como psoríase, micose, hipertireoidismo ou anemia.

Unhas com manchas brancas

As manchas brancas nas unhas são uma condição chamada leuconíquia que normalmente surge devido a algum trauma no local, como pancadas, bater com a unha na parede ou prender o dedo numa porta. No entanto, este tipo de manchas também pode surgir com as variações hormonais ao longo do ciclo menstrual. Geralmente, essas manchas não indicam qualquer problema de saúde, mas podem surgir com o uso de alguns antibióticos ou doenças como vitiligo ou hanseníase, por exemplo.

Unhas amareladas

As unhas amareladas são comuns em pessoas idosas e nem sempre indicam um problema de saúde. Este tipo de coloração nas unhas também pode acontecer com o uso de alguns medicamentos como os antibióticos, ser provocado pelo contato com produtos de limpeza ou fumaça do cigarro. Além disso, a ingestão excessiva de cenoura, abóbora ou batata doce também pode deixar as unhas mais amareladas. Ainda assim, as unhas amareladas também podem surgir por infecção por fungos na unha, causando a onicomicose, ou por algumas doenças como diabetes, psoríase ou artrite reumatóide, doenças do fígado como cirrose ou hepatite, ou problemas pulmonares como bronquite ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

Unhas azuladas

As unhas azuladas podem ser causadas por um baixo nível ou falta de oxigênio no sangue, fazendo com que a pele ou membrana abaixo da pele fique com uma cor azul púrpura. Essa condição é conhecida como cianose e normalmente é um sintoma comum quando se está num ambiente frio, por exemplo. Porém, se a cor azul surgir em outros momentos, pode indicar problemas circulatórios, como a doença de Raynaud, alterações respiratórias, como enfisema, asma ou pneumonia ou doenças do coração, como insuficiência cardíaca

Unhas onduladas

As unhas onduladas ou rugosas pode ocorrer como um processo natural de envelhecimento, sendo comum em pessoas idosas, mas também pode ocorrer por doenças de pele que deixam as unhas mais secas como psoríase, líquen plano, dermatite atópica, alopecia areata ou lúpus, por exemplo.

Gostou desse conteúdo? Então siga as nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos!