Barba: Quando mal cuidada também pode causar doenças!

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Os cuidados com a barba são uma etapa muito importante da higiene pessoal. Você pode não perceber, mas ela concentra sujeira do ar, da comida, das bebidas e dos próprios resíduos da mão.A barba masculina carrega grande quantidade de patógenos, organismos capazes de causar doenças diversas.

Uma barba mal cuidada pode acarretar ou agravar uma série de doenças, como foliculite, micoses, dermatite seborreica, acne cística, pelos encravados e pediculose.

Popularmente conhecida como pelo encravado, a foliculite na área da barba, pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Porém a que mais comumente acomete os homens é a chamada foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora de barbear.

Doenças infecciosas como algumas micoses cutâneas e até mesmo a sífilis (uma doença sexualmente transmissível) podem se manifestar como placas de alopecia (queda dos fios) na região. Algumas bactérias também podem ocasionar episódios de infecções dos folículos pilosos de maneira mais intensa, levando à destruição folicular e, consequente, formação de cicatrizes na área da barba.

Doenças autoimunes, como a alopecia areata, também estão entre as possíveis causas de diminuição e/ou ausência de pelos na região em questão. A alopecia areata pode se apresentar como pequenas falhas arredondadas, com extensão variável da perda dos fios.

Quer melhorar os cuidados com a barba?

Cuidados com a barba: quais são os mais importantes?

– Você deve usar um shampoo e passar condicionador todos os dias para que a pele abaixo da barba não fique tão ressecada.

– Após finalizar o banho, quando os fios ainda estão úmidos, o mais indicado é desembaraçá-los com a escova ou pente.

– Na hora de usar o secador, opte por temperatura morna para fria.

– Para não queimar os lábios ou o rosto, posicione o bocal do aparelho direcionado para baixo.

– Quando não secamos a barba, ocorre a proliferação de fungos. Eles prejudicam a saúde da pele e dos fios, que ficam mais fracos e quebradiços.

  • Esfolie

    A esfoliação combate a obstrução causada pela pseudofoliculite da barba. O problema acontece quando os fios raspados crescem e se curvam, penetrando na pele. São aquelas pequenas lesões que parecem espinhas. Além da esfoliação, o dermatologista aconselha, para quem tem pele sensível, fazer a barba com máquina e também usar uma loção calmante. O processo de esfoliação deve ser feito duas vezes na semana e com um produto específico para o rosto.

Gostou desse conteúdo? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades , tratamentos e dicas !