Unha encravada: Saiba tudo sobre o assunto!

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A unha do pé encravada, também conhecida como onicocriptose é uma condição comum. Ela se dá quando as bordas das unhas crescem de forma inadequada, penetrando na pele. Unhas encravadas são mais comuns nos dedos dos pés do que nos dedos das mãos. Além disso, ocorrem com mais frequência no primeiro dedo do pé, o dedão. O problema normalmente causa dor e incômodo, mas também pode resultar em infecções e inflamação, com o surgimento, inclusive, de pus no local.

Conforme a unha encravada evolui, se não receber o devido tratamento, o paciente pode perder a mobilidade do dedo, ficando incapaz de colocar o pé no chão ou de digitar, devido ao nível de dor.

O nome técnico dado à unha encravada é onicocriptose e a condição pode afetar pacientes de qualquer idade, mas é mais comum em adolescentes e jovens.

Quais as causas da Unha Encravada?

Muitas vezes, cortar os cantos da unha de forma arredondada pode fazer com que ela cresça do lado incorreto, resultando na unha encravada.

Veja as outras causas comuns:

* Defeitos congênitos no formato da unha do paciente. Por isso, é comum que várias pessoas de um mesmo grupo familiar apresentem a unha encravada;
* Micoses;
* Uso de sapatos excessivamente apertados;
* Batidas (traumas) repetidas nos dedos dos pés;
* Hiperidrose (excesso de transpiração no pé).

Doenças que aumentam o inchaço natural dos pés, como a diabetes, a hipertensão, a obesidade, os problemas renais, cardíacos e da tireoide também podem fazer com que o paciente tenha mais facilidade em apresentar a unha encravada.

Cirurgia

As duas técnicas mais utilizadas para tratar a unha encravada são: 

* Matricectomia: diminuição da largura da unha pela raiz (matriz) para adequar a unha ao leito;
* Cantoplastia:retirada cirúrgica da chamada hiperplasia, que muitas vezes se dobra sobre o canto e a unha, causando sangramento e inflamação e a reparação do canto ungueal.

A cirurgia da unha e feita com anestesia local e, na maioria das vezes, não é necessário retirar toda a unha. O tratamento pode ser feito também com uma técnica nova chamada fenolização de matriz ungueal. Em vez de cortar a unha, o dermatologista aplica um ácido que destrói parte da unha que estava encravada e o local cicatriza mais rapidamente, sem necessidade de cortes e pontos.

Gostou desse conteúdo? Então siga nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para saber mais sobre os tratamentos.