O que é a psoríase?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e recorrente, ou seja, os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente.

Fatores genéticos, ambientais e emocionais causam o surgimento de lesões avermelhadas e descamativas. Estima-se que 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sofrem com os sintomas da psoríase, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e recorrente, ou seja, os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente. Fatores genéticos, ambientais e emocionais causam o surgimento de lesões avermelhadas e descamativas. Estima-se que 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sofrem com os sintomas da psoríase, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

A psoríase e nossas emoções

Estigma
A psoríase não é contagiosa e o contato com pacientes não deve ser evitado. Porém, o preconceito e a vergonha também vestem os pacientes.

Estresse
Um número expressivo dos pacientes refere o aparecimento ou agravamento das lesões após estresse agudo ou crônico, como perda de um familiar, por exemplo.

Acompanhamento psicológico
A psoríase impacta significativamente a qualidade de vida e a autoestima do paciente. Por ser uma doença cíclica, influenciada pelas emoções, o acompanhamento psicológico muitas vezes é indicado como parte importante do tratamento.

Sinais e sintomas
• Manchas avermelhadas com descamação esbranquiçada.
• As manchas acometem preferencialmente a região dos cotovelos, joelhos e couro cabeludo, no entanto, qualquer região da superfície corpórea pode ser acometida.
• Pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento.
• Coceira, queimação e dores esporádicas.
• Unhas grossas, descoladas, amareladas.
• Dor de pequenas ou grandes articulações.

Outros fatores que facilitam o surgimento e a piora do quadro

Histórico familiar
A psoríase é uma doença genética sendo que entre 30% e 40% dos pacientes sabem ter familiar de primeiro grau com o mesmo problema.

Obesidade
O excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver psoríase, e pacientes com psoríase tendem a apresentar peso acima do ideal.

Frio
O tempo frio e seco pode agravar o quadro de psoríase. A exposição solar adequada auxilia no controle das lesões.
Sim, é possível viver com uma pele sem ou quase sem lesões, independentemente da gravidade da psoríase.

Gostou desse conteúdo? Então siga nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para saber mais sobre os tratamentos e agendar sua consulta!