Laser íntimo: Para o que serve e quais os benefícios?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Embora o nome rejuvenescimento íntimo remeta à estética, ele é um tratamento voltado à saúde da mulher, principalmente para aquelas que têm queixas de ressecamento vaginal devido à redução hormonal da menopausa, chamada de síndrome urogenital.

Vantagens do laser íntimo

As vantagens do rejuvenescimento íntimo a laser são:

* Aumento da lubrificação vaginal e do prazer sexual;
* Melhora da incontinência urinária e da urgência miccional;
* Redução de corrimento e mau cheiro;
* Melhora do tônus vaginal;
* Maior vascularização local (mais sangue chegando na vagina);
* Restauração da flora vaginal;
* Redução das infecções urinárias.

Quando o laser íntimo é recomendado?

O procedimento do laser íntimo tem diversas finalidades, entre elas no tratamento da menopausa, perimenopausa, atrofia vulvovaginal, casos de incontinência urinária leve, ressecamento vaginal, além de outros com fins estéticos como, por exemplo, clareamento, flacidez.

Como é feito o rejuvenescimento íntimo a laser?

O Fotona integra a categoria dos lasers não ablativos. Ou seja, não queimam. O rejuvenescimento íntimo a laser é um procedimento com duração aproximada de 20 a 30 minutos, indolor, e é realizado no próprio consultório médico. Em geral, o tratamento consiste em três sessões, com intervalo de 30 a 45 dias entre elas. A duração do efeito do tratamento é de até 24 meses, mas é recomendado que seja feita uma sessão de manutenção aos 12 meses para garantir a qualidade do efeito por esse tempo.

O objetivo dessa aplicação é melhorar o tônus, reduzir a flacidez, melhorar a qualidade da pele e da mucosa do intróito. A preparação para a realização do laser externo inclui a aplicação de um creme anestésico 15 minutos antes do procedimento, para tornar a sessão mais confortável para a paciente.

Melhora da libido
O laser íntimo promove o aumento da vascularização da região, o que aumenta a produção de colágeno, e, consequentemente, o contato durante a relação sexual. Isso resulta num maior desenvolvimento do libido, e, claro, melhoria da autoestima.

Lubrificação vaginal 
Um dos fatores responsáveis pela lubrificação vaginal é a dilatação dos vasos sanguíneos na área do tecido conjuntivo da vagina. O procedimento com laser íntimo age aumentando a quantidade de vasos sanguíneos na região, o que, consequentemente, faz com que ocorra maior lubrificação vaginal.

Redução das dores na relação sexual
O laser íntimo ajuda a paciente a recuperar a elasticidade, espessura e umidade vaginal, graças à produção de colágeno. Este tratamento é recomendado, especialmente, para casos em que a paciente não pode fazer uso de outras alternativas, como, por exemplo, cremes hormonais.

Redução dos flatos vaginais
O laser íntimo ajuda a fortalecer a musculatura da área e estimula a produção de colágeno, o que faz com que o excesso de pele presente na região íntima, reduza. Assim, o canal vaginal se torna mais estreito, o que reduz a entrada de ar e o barulho durante as relações sexuais.

Incontinência urinária
Através da elevação da temperatura da mucosa intravaginal, o laser causa a melhora do tônus muscular da região, o que ajuda no tratamento de pacientes que possuem incontinência urinária leve.

Flacidez vulvar após a cirurgia bariátrica
É normal que após cirurgias bariátricas o tônus vaginal e vulvar possam diminuir. Em casos como esse, o laser íntimo facilita o retorno da lubrificação vaginal e do tônus.

O procedimento de laser íntimo pode trazer inúmeros benefícios ao corpo e autoestima da mulher, e se você ainda tem dúvidas se ele se aplica ao seu caso, agende sua avaliação clínica com um profissional de confiança e converse com outras mulheres que já realizaram o procedimento.

Portanto, trata-se de um procedimento simples e seguro e é indicado até mesmo para mulheres com histórico de câncer de mama.

Para saber mais sobre o rejuvenescimento íntimo, entre em contato agora mesmo clicando no botão de WhatsApp.