Os impactos do sol para a pele

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

O sol tem uma ação cumulativa sobre a pele. Embora tenha alguns benefícios, como a síntese de Vitamina D, o sol também apresenta muitos riscos: queimaduras de sol, envelhecimento precoce, alergias e, nos casos mais graves, câncer (melanoma e carcinoma). A única maneira segura de evitar os danos causados pelo sol é não expor a pele a ele.

A exposição prolongada ao sol sem proteção também tem consequências prejudiciais sob a forma de danos ao DNA.

A luz ultravioleta pode causar danos irreversíveis e, nos casos mais graves, até mesmo a morte.

Queimadura Solar
A queimadura de sol (ou eritema solar) é uma resposta inflamatória da pele causada pela exposição à radiação UV. Há quatro graus de queimaduras de eritema solar. A severidade varia de acordo com o tipo de pele ou do fototipo, sensibilidade individual aos raios UV, fatores genéticos, duração e frequência da exposição e intensidade da radiação solar. Além da radiação UV, uma inimiga para a pele: É a radiação da luz visível . Esse tipo de radiação é prejudicial porque ataca todos os constituintes celulares: lipídios, proteínas e DNA. O dano ocorre a longo prazo, daí a necessidade absoluta, em termos de saúde pública, de se proteger o mais cedo possível e ao longo da sua vida.

Alergia Solar
A erupção polimórfica à luz é a forma mais comum de alergia ao sol. Afeta principalmente mulheres jovens, principalmente no colo, mas pode afetar qualquer outra área que tenha sido exposta, com a notável exceção do rosto. A reação ocorre após a primeira ou segunda exposição ao sol durante o verão.

Urticária solar
A urticária solar se desencadeia poucos minutos após a exposição e desaparece espontaneamente na sombra após alguns minutos ou horas, dependendo do indivíduo. O resultado é o aparecimento de manchas espessas, vermelhas, com coceira, semelhantes a picadas de urtiga.

Câncer de Pele
Um terço de todos os cânceres diagnosticados no mundo inteiro são cânceres de pele, e 10% deles são fatais. O câncer de pele é a proliferação de células cancerosas sobre a pele. Ele é causado por uma mudança na composição genética das células da pele que depois se multiplicam a uma alta taxa, causando um tumor.
Existem dois tipos de câncer de pele: os carcinomas, que são localmente malignos, e os melanomas, que podem se espalhar pelo resto do corpo e são o tipo mais perigoso de câncer de pele.

Que papel o sol desempenha desenvolvimento do câncer de pele ?

A exposição prolongada ao sol sem proteção também tem consequências prejudiciais sob a forma de danos ao DNA. Se os danos causados pelo sol forem muito extensos e se acumularem com o tempo, podem levar ao câncer de pele.

Manchas e Melasma
Os lentigos solares, também conhecidos como “manchas de sol”, ou “manchas da idade” são um dos efeitos mais visíveis do envelhecimento da pele. Eles são o resultado do depósito da melanina na epiderme ou derme. É uma forma comum de hiperpigmentação que aparece como manchas pequenas, planas e escuras, que vão do marrom-claro ao preto. Essas manchas de sol são encontradas nas áreas mais expostas ao sol: rosto, pescoço, ombros, decote, antebraços e costas das mãos.
O melasma, deve-se a uma superprodução de melanina, o pigmento responsável pela cor da epiderme, pelos melanócitos.

Acne
O sol é um falso amigo da acne. Enquanto seca as crises de acne ao engrossar a pele inicialmente, a pele obstruída algumas semanas depois da exposição ao sol, liberando novamente o excesso de sebo (isso é conhecido como o efeito rebote da acne).

Envelhecimento
A exposição solar é o principal fator de envelhecimento da pele.
O fotoenvelhecimento é o envelhecimento precoce da pele devido à exposição excessiva aos raios do sol. O dano causado pelos raios UV, altera a produção de proteínas de colágeno e elastina, além de aumentar sua degradação pelas metaloproteinases. Então, devido aos raios UV, algumas enzimas degradam ainda mais o colágeno. Com o passar do tempo, esse processo produz lesões pigmentadas e ressecamento na pele, além de rugas, flacidez e aumento nas linhas de expressão.

COMO ALIVIAR QUEIMADURAS DE SOL
Se a queimadura for simples, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a acalmar sua pele:

* Não se exponha ao sol (qualquer que seja o estágio da queimadura solar!) e fique na sombra
* Beba muita água para combater a desidratação
* Aplicar cremes calmantes pós-sol nas áreas queimadas pelo sol
* Refrescar a área queimada com água fria
* Se ocorrerem bolhas, elas não devem ser perfuradas e devem ser cobertas com um curativo esterilizado
* Monitore sua temperatura

Tenha em mente que o protetor solar é um aliado essencial e deve ser usado diariamente, independentemente do tempo e do local. Se a intenção é ter um momento de lazer ao ar livre, é mais importante ainda ter atenção ao seu uso correto, complementando com protetores físicos, como guarda-sol, chapéus e as malhas com fator de proteção solar, que podem ser usadas para amenizar os efeitos nocivos à pele.

Gostou desse conteúdo?
Para saber mais sobre o assunto , entre em contato agora mesmo clicando no botão de WhatsApp.