Acne: Tudo que você precisa saber!

A acne é uma dermatose causada devido ao aumento da produção de secreção pela glândula sebácea, obstrução dos poros e da proliferação de bactérias de forma local.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge 56,4% dos brasileiros de ambos os sexos, possui tendência hereditária e pode ser desenvolvida em qualquer idade, principalmente durante a puberdade por conta do aumento da produção de hormônios sexuais.

Aliás, as alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez ou em quem possui síndrome do ovário policístico, também podem influenciar no aparecimento da acne na pele.

A pele acneica pode ser agravada, ainda, pelo uso de corticoides, pelo estresse ou pela exposição exagerada ao sol, entre outros fatores.

Na região da face, é bastante comum surgir nas áreas da testa, do nariz, do queixo, nas têmporas e no contorno dos lábios.

Já no corpo, as áreas mais atingidas são tórax, pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.

Como surge a acne?
A formação da acne inicia-se quando há uma obstrução dos folículos, locais onde nascem os pelos corporais ou faciais, impedindo a passagem do sebo para o exterior da pele.

Geralmente, isso acontece nas peles oleosas, quando há uma produção exagerada de sebo pela glândula sebácea associada às células mortas da pele.
A junção destes dois fatores acaba formando uma espécie de tampão sobre o folículo, conhecido como comedão.

Quando isso acontece, cria-se um ambiente favorável para a proliferação de bactérias. Elas invadem o folículo e alimentam-se das gorduras do sebo, se multiplicando e causando uma infecção na área.

A partir disso, temos uma espinha, composta pelo comedão e uma bolsa de pus ao redor.

POR QUE AS ESPINHAS SURGEM ANTES DO INÍCIO DA MENSTRUAÇÃO?

Na semana anterior à menstruação, a sua pele começa a produzir mais sebo. Isso acontece porque há uma alteração no equilíbrio hormonal durante o ciclo menstrual.

* Durante a primeira metade do ciclo menstrual, o hormônio predominante é o estrogênio.

* Na metade do ciclo, os níveis de estrogênio caem e a progesterona começa a prevalecer.

* Os níveis de testosterona se mantêm bem constantes durante todo o ciclo, então quando o estrogênio cai, a testosterona fica relativamente mais predominante. Lembre-se que é a testosterona que controla a produção de sebo.

* Os níveis crescentes de progesterona podem deixar a pele com um leve inchaço, fazendo os poros se fecharem. Esse efeito de poros fechados, combinado com a maior quantidade de sebo produzida pelos níveis mais altos de testosterona, pode prender as células mortas da pele dentro dos folículos capilares.

* Por fim, na semana anterior à menstruação, os níveis de progesterona também diminuem, permitindo que os poros se abram e que as bactérias entrem, criando o ambiente perfeito para as espinhas do período menstrual.

Tratamentos

Quando pensamos em tratamento de acne, logo lembramos da isotretinoína. Esse medicamento, sempre foi alvo de muita polêmica, tem sido cada vez mais desmistificado na dermatologia.

A Isotretinoína oral é um retinoide derivado da vitamina A que é utilizada no tratamento da acne grave, recidivante, nodular e não responsiva às demais terapias.

O uso também deve ser avaliado para pacientes com tendência a cicatrizes de acne.

TRATAR A ACNE HORMONAL

O USO DE PÍLULA ANTICONCEPCIONAL É UM MODO EFICAZ NO CONTROLE DE ESPINHAS.

O medicamento que neutraliza o efeito de andrógenos na pele é conhecido como tratamento antiandrógeno. Um tratamento hormonal que realmente funciona no controle da acne é nada mais, nada menos que “a pílula”. As pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona e bloqueiam o efeito de andrógenos no corpo.

O laser FOTONA e o STARWALKER podem melhorar muito o quadro da acne e das marcas caudas por ela ,oferecem um protocolo de tratamento a laser para acne que fornece uma solução verdadeiramente abrangente . A luz laser Nd: YAG,  penetra com segurança na pele para atingir efetivamente glândulas sebáceas hiperativas e reduzir o risco de desenvolver nova inflamação da acne e ainda consegue tratar as cicatrizes.

LED

O LED é considerado uma evolução na fototerapia por se tratar de uma técnica indolor, não térmica, não invasiva, que não promove danos à pele e não necessita de tempo de recuperação após a aplicação. Estudos realizados constataram que a luz azul apresenta efeito anti-inflamatório sobre os queratinócitos através da diminuição da produção de interleucinas e moléculas de adesão intercelular.

PROCURE SEMPRE UM DERMATOLOGISTA ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO!
Quer saber mais sobre o assunto então clique no botão de WhatsApp e fale com as nossas profissionais!