Por que temos manchas escuras no dorso das mãos?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Existem algumas áreas do corpo em que a pele é mais fina, sensível e mais suscetível ao envelhecimento precoce. Esse é o caso das mãos, por isso, é tão comum ouvir queixas de manchas escuras no dorso da mão.

São diversos tipos de manchas que podem aparecer em diferentes locais do corpo humano. No entanto, quando se fala em manchas na mão, o tipo mais comum é a melanose solar.

Essa mancha está relacionada à exposição solar desprotegida e é mais comum em pessoas mais velhas, chamada também de mancha de idade.¹
Se você notou desordens pigmentares em suas mãos, chegou a hora de entender melhor por que isso acontece, como prevenir e o que usar para amenizar a hiperpigmentação. Confira!

Mancha escura no dorso da mão é normal?

Por mais que não seja esteticamente agradável, ter manchas escuras no dorso da mão pode ser comum.² Isso porque essa área do corpo possui uma pele mais fina, consequentemente mais vulnerável ao aparecimento de sinais de envelhecimento, como as manchas. Além disso, os cuidados com as mãos normalmente são negligenciados, e poucas pessoas se lembram de hidratá-las, o que dirá passar protetor solar. Somando o aspecto natural da área, com a falta de cuidado e a exposição constante, o resultado pode ser o aparecimento de manchas escuras no dorso das mãos.

Por que temos manchas escuras no dorso da mão?

A causa mais comum das manchas nas mãos é a exposição solar. Afinal, trata-se de uma área do corpo que fica muito exposta e que é prejudicada por esse excesso. Além disso, as mãos ficam expostas à radiação solar, o que induz a produção de radicais livres que causam lesão no DNA, e estão sempre em contato com substâncias químicas.

Todos esses fatores aceleram o processo de envelhecimento da pele, o que pode resultar nos sinais da idade. E isso pode explicar por que temos manchas escuras no dorso da mão.

Como essas manchas são, em maioria, resultado da exposição solar acumulada ao longo da vida, elas costumam aparecer no final da fase adulta, começo da terceira idade.

Junto com as manchas, é normal perceber outros sinais da idade nas mãos, como a flacidez. Além de notar manchas nos braços e rosto, locais que também ficam muito expostos ao sol.

Vale lembrar que o tipo de pele e a predisposição genética também influenciam o aparecimento das manchas.

Por exemplo, pessoas de pele clara costumam apresentar manchas mais cedo e em maior quantidade do que as de pele escura.

Tem como evitar o aparecimento de manchas na mão?

As manchas fazem parte do processo de envelhecimento . Porém, é possível evitá-las investindo em fotoproteção. Lembrando que esse cuidado deve começar cedo, já que alguns desses sinais se originam devido ao efeito cumulativo da exposição solar.

Por isso, se você ainda não tem o hábito de usar protetor solar nas mãos, está na hora de rever o cuidado com a pele.

Muitas pessoas só se lembram de aplicar o produto no rosto, o que de fato é importante. Porém, por mais que o corpo fique menos exposto ao sol, ele também sofre os efeitos da radiação UV.

Sem contar que existem áreas, como as mãos, pescoço, colo e pernas que costumam ficar mais expostas e precisam de atenção.

Portanto, se você quer se prevenir das desordens pigmentares, comece incluindo um bom protetor solar corporal no seu dia a dia.

Como tratar as manchinhas?

– Spectra Laser Toning:  É a grande aliado , pois, em uma única sessão, remove praticamente todas as manchas. Imediatamente após a sua aplicação, a área tratada fica avermelhada, com pontinhos vinhosos, que progredirão para “casquinhas” delicadas as quais, após caírem, deixam uma pele novinha e rósea. Após poucos dias a pele uniformiza a sua cor. Pode ser usado também nas melanoses solares presentes em outras regiões, como face, colo e antebraços.

– O Starwalker é um laser de Q-Switched que possui uma tecnologia avançada para o tratamento das manchas em dorso de mãos , clareamento e uniformização da pele. Seu maior diferencial é o pulso híbrido que combina a energia do laser de nanossegundos com o pulso ultra rápido de picossegundos.

– O Laser Zye ALX : É um laser de alexandrita, que atua diretamente no pigmento. A energia luminosa se transforma em calor, destruindo o pigmento. O alvo do laser é a melanina, assim , consegue tratar de forma eficaz as manchas em dorso de mãos.

Gostou desse conteúdo? Você tem esse tipo de manchas? Então nos siga nas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para mais informações!