Você sabe o que é rosácea?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A rosácea é uma condição dermatológica caracterizada por uma inflamação crônica da pele do rosto, mas que pode aparecer no queixo, nas bochechas, no nariz e na testa. Esse é um quadro comum em pessoas brancas, na faixa etária dos 30 aos 50 anos de idade. Estima-se que afete milhares de pessoas ao redor do mundo.

A rosácea é uma condição dermatológica caracterizada por uma inflamação crônica da pele do rosto, mas que pode aparecer no queixo, nas bochechas, no nariz e na testa. Esse é um quadro comum em pessoas brancas, na faixa etária dos 30 aos 50 anos de idade. Estima-se que afete milhares de pessoas ao redor do mundo.

A condição acontece mais em mulheres, mas também pode afetar homens (que geralmente desenvolvem as formas mais graves). Pessoas de pele negra também podem ter rosácea, mas essa é uma condição mais rara.

Quais são os sintomas da rosácea? Eles costumam variar de acordo com o grau evolutivo da doença, tendo a primeira manifestação conhecida como pré-rosácea, de tendência característica à ruborização fácil e passageira. O quadro pode evoluir de maneira progressiva para uma vermelhidão no centro do rosto, podendo associar ardência e crises de calor ao usar água ou produtos para a pele.

A rosácea, por vezes, é erroneamente identificada como acne rosácea, sendo que a doença não possui nenhuma ligação com a acne por não apresentar pontos pretos, sendo um outro tipo de condição dermatológica. Existem diversas causas para a rosácea, e alterações hormonais, como as que acontecem na gravidez, podem desencadear a inflamação na pele. Exposição excessiva ao sol é um fator de risco para a rosácea e para outras condições que afetam a pele.

Alguns alimentos e outras ações ao longo do dia podem piorar os sintomas como:

* bebidas quentes;
* queijo;
* cafeína;
* alimentos picantes;
* álcool;
* exercícios aeróbicos.

Quais são as características da rosácea?
A principal característica da rosácea é a vermelhidão no rosto, também chamada de eritema facial. A rosácea se apresenta com maior força em regiões como o nariz e as bochechas, se expandindo para pontos como o queixo e a testa. Além da vermelhidão, a pele atingida pela rosácea também pode ser mais seca e apresentar sensibilidade maior, com ardência e muita coceira. Alguns casos de rosácea contam ainda com o surgimento de pústulas e pequenas bolhas na face, além de vasinhos sanguíneos que se tornam aparentes.Em formas mais graves, a rosácea pode se manifestar por meio de um alargamento do nariz, já que alguns casos fazem com que a pele em torno do nariz se torne mais espessa e com nódulos inflamatórios.

Existem diferentes tipos de rosácea e todos estão relacionados à forma como ela se apresenta na pele. Uma mesma pessoa pode ter diferentes tipos de rosácea. Em 50% dos casos, acaba surgindo a rosácea ocular, que é uma lesão com sintomas semelhantes a uma conjuntivite, causando danos aos olhos.

Como é o tratamento da rosácea?
A rosácea não tem cura e o tratamento recomendado serve para controlar a doença, impedindo que a irritação da pele aumente ou que a aparência da pessoa seja muito prejudicada por conta da rosácea.

Os tratamentos da rosácea são recomendados de acordo com o tipo da doença que o indivíduo possui. Podem ser usados medicamentos e cremes tópicos, que aliviam a irritação da pele, ou  laser. O  laser V-Beam  é uma alternativa  excelente para o tratamento da Rosácea. Consulte um dermatologista. Só ele pode avaliar o grau, a fase e a pessoa como um todo para indicar o melhor tratamento.

O que é recomendado para evitar a rosácea?
Mudanças de hábito devem ser levadas em conta, como evitar exposição ao sol e mudanças bruscas de temperatura. Não tomar banho ou lavar o rosto com água muito quente. Procurar relacionar os alimentos ingeridos e o uso de cosméticos com os episódios de rosácea. Incluir protetor solar na rotina diária é uma forma de controlar a doença.

É importante ressaltar que a automedicação pode piorar os sintomas. O indicado é procurar um dermatologista assim que algum sintoma aparecer na pele do rosto, como vermelhidão ou inchaço.

Gostou desse conteúdo? Então, acesse nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para mais informações !