Mancha em Vinho do Porto: Quais são as principais características?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

As manchas vinho do Porto ocorrem mais frequentemente no rosto, mas podem aparecer em qualquer lugar no corpo, particularmente no pescoço e no tronco superior, e normalmente persistem ao longo da vida.

Geralmente é unilateral e quase sempre respeita a linha média. As manchas iniciais são na maioria dos casos planas, de aparência rósea na infância e vão escurecendo com a evolução da idade, até assumirem a cor de vinho do Porto, e se tornam, após a quarta década, espessadas e nodulares. A área de pele afetada cresce proporcionalmente ao crescimento geral.

Como evolui a mancha “Vinho do Porto” no rosto?
A mancha vinho do Porto aumenta de tamanho proporcionalmente ao crescimento da criança e costuma escurecer à medida que a idade avança. Nos últimos anos, uma importante descoberta foi feita sobre a origem das manchas vinho do porto: na maioria das crianças, a causa é uma pequena alteração genética, que ocorre espontaneamente, ou seja, não é herdada dos pais!

Também não há como prevenir o desenvolvimento desse tipo de marca. Nem é possível prever que a criança nascerá com ela durante a gestação.

Como é diagnosticada a mancha “Vinho do Porto” no rosto?
O diagnóstico da mancha vinho do Porto é feito simplesmente pela observação da lesão, de aparência bastante típica.

Como o médico trata a mancha “Vinho do Porto” no rosto?
As manchas vinho do Porto tendem a escurecer com o passar do tempo, por isso a melhor idade para tratá-las é na primeira infância. Além do escurecimento e crescimento natural da mancha, proporcional à idade da pessoa, outra característica que reforça a importância de se tratar o quanto antes é o aspecto da pele, que pode ficar rugosa com o passar do tempo.

Em algumas crianças, a mancha vinho do porto pode estar relacionada a problemas no cérebro ou na visão. Isto ocorre em uma Síndrome chamada Sturge-Weber, uma doença muito rara e que pode provocar convulsões muito graves.

Com o passar dos anos, pode ficar mais escura ou arroxeada e a pele no local da mancha pode se tornar mais espessa.

Psicólogos alertam ainda que é interessante buscar uma solução antes que a criança inicie a vida escolar, evitando assim que ela sofra bullying.

Essas manchas podem ser bastante minimizadas com o uso da tecnologia laser, que pode ser aplicada a partir de dois meses de idade. O desconforto causado pelo procedimento pode ser minimizado com anestesia . Para crianças mais velhas e adultos, o uso de anestésico local é suficiente.

O Vbeam(Pulse Dye Laser), desenvolvido especialmente para pacientes com lesões vasculares benignas. O aparelho possui um sistema que dispara um spray frio junto com o laser , o que torna o tratamento menos dolorido, muitas vezes, sem a necessidade de anestesia. O intervalo entre as sessões deve ser de dois meses.

Alguns especialistas acreditam que quanto antes a criança inicia o tratamento, melhor o resultado. As manchas da face e pescoço respondem melhor à técnica do que as localizadas nos braços e pernas.

Porém, cada pessoa reage de uma forma ao tratamento. A maioria consegue clarear bem a lesão.

Conforme a idade em que a criança é submetida às sessões com laser, é possível que ela precise realizá-las mais vezes à medida que se desenvolve.

Algumas pessoas confundem a mancha vinho do porto com um hemangioma.

Quer saber mais  Então, siga nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para falar com a nossa equipe.