Você sabe o que é um Medicamento Biológico?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Quando pensamos em medicamentos, logo imaginamos produtos terapêuticos convencionais de base sintética, ou seja, cujos princípios ativos são produzidos por meio de síntese química, como analgésicos, anti-inflamatórios, sedativos, entre outros.

Existe, porém, uma importante classe que também vem ganhando cada vez mais relevância devido aos resultados importantes observados na prática clínica.

São os chamados medicamentos biológicos, que possuem, como princípio ativo, moléculas complexas obtidas a partir de fluidos biológicos, tecidos de origem animal ou ainda, a partir de organismos ou células vivas que são modificadas geneticamente para sintetizar tais moléculas.Tais princípios ativos de medicamentos biológicos podem ser versões de proteínas naturalmente produzidas pelo corpo humano (insulina, hormônios e fatores de crescimento, dentre outras), ou ainda moléculas desenvolvidas ou aprimoradas em laboratório, visando melhor perfil terapêutico, utilizando-se sofisticadas técnicas de bioinformática, química de proteína, engenharia genética, dentre outras.

Medicamentos biológicos estão presentes no tratamento de diversas doenças crônicas e auxiliam na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Em muitos casos, eles têm a capacidade de aumentar a resposta imune do corpo.

Por isso, a terapia biológica é um dos maiores avanços no tratamento de doenças autoimunes, sejam elas reumáticas, neurológicas, gastrointestinais ou dermatológicas.

O primeiro biofármaco foi a insulina humana produzida por meio da cultura de bactérias. Logo depois veio o hormônio do crescimento. Existem, assim, diferentes complexidades de medicamentos biológicos, chegando até os anticorpos monoclonais – chamados de medicamentos inteligentes, por atuarem em uma característica específica de determinada doença.

Medicamentos biológicos marcaram avanço significativo no tratamento de várias doenças.Eles proporcionaram uma melhoria na qualidade de vida de milhões de pessoas com diversos tipos de condições, tais como:

Eles têm sido usados no tratamento de várias doenças reumáticas como:

– Artrite Reumatóide
– Artrite Psoriásica
– Espondilite Anquilosante
– Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
– Artrite relacionada à Doença de Crohn (doença inflamatória intestinal)
– Artrite Reumatóide Juvenil
– Síndrome de Sjögren
– Osteoporose
– Doença de Crohn
– Esclerose Múltipla

Se você tem interesse em conhecer outros tratamentos, assim como a terapia com medicamento biológico, procure seu médico e converse sobre esse tipo de tratamento.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais? Então , siga nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para falar com a nossa equipe.