VBeam o melhor tratamento para Mancha em Vinho do Porto

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A mancha vinho do porto é um tipo de marca de nascimento formada pela dilatação de pequenos vasos na pele. É também chamada de malformação capilar porque surge devido a formação incorreta de alguns vasos sanguíneos. Geralmente é unilateral e quase sempre respeita a linha média.

As manchas iniciais são na maioria dos casos planas, de aparência rósea na infância e vão escurecendo com a evolução da idade, até assumirem a cor de vinho do Porto, e se tornam, após a quarta década, espessadas e nodulares. A área de pele afetada cresce proporcionalmente ao crescimento geral.

Esse tipo de mancha, na maioria dos casos, está presente desde o nascimento.

A mancha vinho do porto pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum na testa, nariz, bochechas e queixo. Geralmente, cresce proporcionalmente ao desenvolvimento da criança.

Quando surge nos braços e nas pernas, a marca pode ter um crescimento exagerado devido ao desenvolvimento dos tecidos e ossos.

Em algumas crianças, a mancha vinho do porto pode estar relacionada a problemas no cérebro ou na visão. Isto ocorre em uma Síndrome chamada Sturge-Weber, uma doença muito rara e que pode provocar convulsões muito graves.

Com o passar dos anos, pode ficar mais escura ou arroxeada e a pele no local da mancha pode se tornar mais espessa.

Nos últimos anos, uma importante descoberta foi feita sobre a origem das manchas vinho do porto: na maioria das crianças, a causa é uma pequena alteração genética, que ocorre espontaneamente, ou seja, não é herdada dos pais!

Também não há como prevenir o desenvolvimento desse tipo de marca. Nem é possível prever que a criança nascerá com ela durante a gestação. O tratamento das manchas vinho do porto é feito com laser para ajudar a clarear a lesão e evitar que o local fique espesso com o passar dos anos. O uso de lasers é geralmente o mais indicado e pode trazer resultados bastante satisfatórios. A evolução tecnológica possibilitou o surgimento de aparelhos capazes de tratar da má-formação de maneira praticamente indolor. O Vbeam(Pulse Dye Laser ) , desenvolvido especialmente para pacientes com lesões vasculares benignas. O aparelho possui um sistema que dispara um spray frio junto com o laser, o que torna o tratamento menos dolorido, muitas vezes, sem a necessidade de anestesia.

O intervalo entre as sessões deve ser de dois meses.

Alguns especialistas acreditam que quanto antes a criança inicia o tratamento, melhor o resultado. As manchas da face e pescoço respondem melhor à técnica do que as localizadas nos braços e pernas.

Porém, cada pessoa reage de uma forma ao tratamento. A maioria consegue clarear bem a lesão.

Conforme a idade em que a criança é submetida às sessões com laser, é possível que ela precise realizá-las mais vezes à medida que se desenvolve.

Algumas pessoas confundem a mancha vinho do porto com um hemangioma. Os problemas são semelhantes, no entanto, tem evolução e tratamentos diferentes.

Quer saber mais? Então clique no botão de WhatsApp.